
Foto: Luis Eusebio
Entrar em um novo ciclo costuma despertar o desejo de planejar, organizar e definir metas.
Avaliar e projetar são capacidades humanas essenciais. Desde sempre, na história da humanidade, são elas que nos permitem sobreviver e nos mover no mundo porque nos ajudam a perceber onde estamos e a orientar para onde queremos ir.
Em momentos de transição de ciclo, como o início de um novo ano, e em uma sociedade produtivista, o desafio é não reduzir esse movimento a um planejamento estreito: metas estressantes, objetivos desconectados do contexto ou do momento e medidas que pouco dizem sobre a vida que estamos vivendo.
Quando planejar vira apenas “chegar lá” ou responder a pressões externas, ele deixa de ser suporte e passa a gerar ansiedade e desconexão.
Por isso, queremos te convidar a experimentar outra forma de avaliar e projetar — uma que integra estratégia, contexto e propósito, inspirada no funcionamento dos sistemas vivos. A partir do framework dos Níveis de Trabalho, olhamos para quatro dimensões que coexistem em qualquer prática viva: operar, manter, aprimorar e regenerar.
Essa lente nos ajuda a sair da lógica de desempenho e validação e a entrar em um movimento mais amplo de cuidado, aprendizagem e contribuição. Não se trata de reduzir ambições, mas de ganhar precisão: entender melhor o terreno em que pisamos em cada momento e que capacidades precisam ser desenvolvidas para sustentar nossas práticas ao longo do tempo.
Em vez de perguntar “o que eu preciso atingir?”, nos perguntamos:
- Que tipo de vida quero que essa prática sustente?
- Que capacidades preciso desenvolver para que minha prática responda às mudanças sem perder sua razão de ser?
- Que objetivos manterão minha prática energizada, viável e em evolução?
Nosso próximo workshop Da operação à inovação — Construindo um plano de ação sistêmico é um convite para você se conectar à sua prática, identificar prioridades em cada nível de trabalho e construir um plano de ação estratégico e possível para o próximo ciclo.
WORKSHOP: Da operação à inovação
Construindo um plano de ação sistêmico
10 de fevereiro, terça, 19h às 21h30
Participe se inscrevendo no Círculo Regenerativo.
Cancele a sua subscrição de forma simples e quando quiser.
