Desenvolvimento e Design Regenerativo
Um método de gestão de projetos para a transformação sistêmica
Curso online
Início 22 de março
O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR) — proposto pelo grupo Regenesis há aproximadamente três décadas — é uma metodologia de concepção, execução e gestão de projetos fundamentada na visão de mundo dos sistemas vivos.
O fato dessa abordagem ser gestada a partir de ciências holísticas e princípios da evolução em sistemas vivos faz dela um antídoto ao desenvolvimentismo homogeneizante característico de uma sociedade cujas principais marcas é o utilitarismo, o reducionismo e a colonialidade.
Por ser uma metodologia em que as ideias de vanguarda do pensamento ecológico estão estruturadas em quadros conceituais, o DDR oferece a oportunidade de atualização do pensamento, ressignificação da atuação profissional e concepção de um papel regenerativo para projetos.
Sabemos que boas intenções não bastam. Precisamos urgentemente de novas perspectivas de desenvolvimento. Este curso é a nossa melhor oferta para que pessoas e organizações possam fazer contribuições genuínas e efetivas em seus lugares de atuação. Ele tem caráter capacitante e é orientado para a aplicação em projetos.
Projetos convencionais
- Orientado pelo pensamento reducionista;
- Abordagem centrada no projeto;
- Foco na resolução de problemas;
- Objetivo de controlar a desordem;
- Efeito homogeneizante;
- Caráter prescritivo.
Projetos regenerativos
- Orientado pelo pensamento sistêmico;
- Abordagem centrada no lugar;
- Foco na realização do potencial;
- Objetivo de criar condições para a evolução;
- Promove a singularidade local;
- Caráter participativo.
Como funciona
Assinatura mensal
Cancele a sua subscrição a qualquer momento
Aulas quinzenais
São 9 encontros sempre às quartas-feiras às 19h30
Orientado a projetos
Aplique os exercícios do curso em um caso concreto e real
Plataforma online
Interaja com o material, com os participantes e com os facilitadores
Gravação das aulas
Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas
Comunidade online
Você fará parte da nossa comunidade e terá acesso a todo o conteúdo já trabalhado


Neste curso você aprenderá
- Os princípios básicos da regeneração;
- A criar um entendimento holístico do território;
- A identificar e realizar um papel regenerativo para o seu projeto;
- A conduzir equipes em torno de uma direção regenerativa;
- A criar uma estratégia para a evolução local.
Resultado
Ao fim, você terá clareza sobre o funcionamento da metodologia do DDR e terá aprendido como envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva para projetos e seus entornos.
Concretamente, você desenvolverá a habilidade de usar quadros conceituais sistêmicos e dinâmicos e outras ferramentas para avaliar cenários e tomar decisões de forma melhor informada e, assim, entregar maior valor na sua prática.
Isso inclui o aprendizado em desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente enquanto aplica o pensamento sistêmico, lida com a complexidade em qualquer escala e atua de forma holística sentido a geração de padrões de saúde nas equipes, comunidades e localidades com que se envolve.
Haverá emissão de certificado.
É para mim?
Este curso é para você se:
- Você deseja aumentar o potencial da sua atuação em projetos, organizações ou comunidades;
- Você está disposto a refletir sobre as premissas e modelos mentais que informam a sua atuação;
- Você acredita que o modelo mecanicista de gestão é limitado e que a abordagem sistêmica pode aumentar o potencial dos projetos;
- Você acredita que não é possível ter uma boa prática sem estar apoiado em uma boa teoria e que não há teoria que se sustente sem uma boa prática.


Ementa
1 Abertura e adoção do projeto
Oferece uma visão geral do método, apresenta o cronograma, instrui sobre como melhor aproveitar a capacitação e sobre como escolher um bom projeto para aplicar as ideias trabalhadas.
2 Pensamento regenerativo
Entendemos como elevar a qualidade do nosso pensamento ao gerá-lo a partir dos princípios da regeneração e aprendemos sobre a importância de estabelecer um fundamento holístico para nosso pensamento e prática ao tomar como ponto de partida o trabalho com sistemas integrais.
3 Conhecendo a estrutura do DDR
Trabalhamos o pensamento orientado por quadros conceituais e aprofundamos no entendimento da Tétrade, o quadro conceitual considerado a espinha dorsal do pensamento regenerativo e o fio condutor da concepção e gestão de projetos informados pela estrutura do DDR.
4 O lugar como um sistema vivo
Aprimoramos o entendimento dos lugares como sistemas vivos e de sua dinâmica de aninhamento. Ter esse olhar como base é o que faz com que os projetos trabalhem de forma sistêmica. Aprendemos a identificar fronteiras e padrões de relacionamentos que nos ajudarão a entender mais sobre o lugar do nosso projeto e a descobrir “qual o nosso lugar dentro do nosso lugar”.
5 Trabalhando com o potencial local
Tratamos do que significa tomar o potencial local como o fundamento das nossas atividades e como podemos trabalhar a ideia de papel gerador de valor para que os projetos possam contribuir, a partir da sua essência, para realizar o potencial local descoberto.
6 Construindo capacidades regenerativas
Identificar o potencial local cria as condições iniciais para o envolvimento do projeto com o seu lugar, mas é através da definição de objetivos apropriados que ambos podem realmente evoluir. Aqui trabalhamos as diretrizes do DDR que nos ajudam a estabelecer objetivos evolutivos.
7 Vocação do lugar como direção coletiva
Os projetos regenerativos têm como fonte de direção a vocação do lugar. Ela insere o potencial local em um contexto regional ou sistêmico mais amplo, dando às comunidades um senso de identidade e propósito, e fornece a direção geral a partir da qual o papel do projeto assume um sentido e significado de ordem superior. Aqui aprendemos a identificá-la.
8 Catalisando redes de cooperação local
As redes de cooperação local são o instrumento que os projetos regenerativos utilizam para alcançar a regeneração sistêmica uma vez que o trabalho em escala territorial só pode acontecer se estiver articulado em rede. Aqui trabalhamos o raciocínio por trás dessa premissa e os processos estratégicos de articulação de redes.
9 O trabalho de desenvolvimento pessoal
Depois de uma jornada de imersão nos projetos e seus contextos, voltamos a atenção para a esfera do eu e cuidamos de alguns conceitos e práticas chave em torno do trabalho interior que deve acompanhar o envolvimento com os projetos, equipes e comunidades. Abordamos os atributos pessoais a serem desenvolvidos pelo praticante regenerativo: agência pessoal, lugar interno de controle, consideração externa.


Agenda
Encontros quinzenais.
Facilitadores
Juliana Diniz e Felipe Tavares são cofundadores do IDR onde auxiliam pessoas, projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial a partir do pensamento regenerativo.

Juliana Diniz
Cientista social com ênfase em antropologia, facilitadora do Gaia Education e do Trabalho Que Reconecta. Facilita processos de aprendizagem e transformação pessoal e coletiva que promovam saúde planetária e protejam a memória biocultural da Terra. É autora do livro A Voz da Terra (Subsolo, 2018).

Felipe Tavares
Engenheiro ambiental, agroecologista e consultor em desenvolvimento regenerativo. Auxilia projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial ao buscarem a sua participação apropriada no local em que estão inseridas. Autor do livro O Chamado para a Liderança Regenerativa (2019, Editora Bambual).