Desenvolvimento e Design Regenerativo

Um método de gestão de projetos para a transformação sistêmica

Vagas limitadas
Início em 22 de março

O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR) — como proposto pelo grupo Regenesis há aproximadamente três décadas — é uma metodologia de concepção e execução de projetos fundamentada pela visão de mundo dos sistemas vivos.

O fato desta abordagem ser gestada a partir de ciências holísticas e princípios da evolução em sistemas vivos a coloca como um antídoto ao desenvolvimentismo homogeneizante característico de uma sociedade cujas principais marcas é o utilitarismo, o reducionismo e a colonialidade.

Ao oferecer uma metodologia que coloca a vanguarda do pensamento ecológico em uma estrutura de quadros conceituais, o DDR nos dá a oportunidade de atualizarmos o nosso pensamento, ressignificarmos a nossa atuação profissional e concebermos um papel regenerativo para os nossos projetos.

Este curso tem caráter capacitante e é voltado principalmente para pessoas que se encontram em uma posição de tomada de decisão em projetos de base territorial.

Sabemos que boas intenções não bastam. Precisamos urgentemente de novas perspectivas de desenvolvimento e este curso é a nossa melhor oferta para que pessoas e organizações consigam fazer contribuições verdadeiras e efetivas em seus locais de atuação.

Projetos convencionais

  • Orientado pelo pensamento reducionista;
  • Abordagem centrada no projeto;
  • Foco na resolução de problemas;
  • Objetivo de controlar a desordem;
  • Efeito homogeneizante;
  • Caráter prescritivo.

Projetos regenerativos

  • Orientado pelo pensamento sistêmico;
  • Abordagem centrada no lugar;
  • Foco na realização do potencial;
  • Objetivo de criar condições para a evolução;
  • Promove a singularidade local;
  • Caráter participativo.

Estrutura

Este curso conta com 9 encontros virtuais em um espaço de 10 semanas. O curso começa no dia 22 de março e termina no dia 25 de maio.

Oferecemos uma plataforma online de aprendizagem com espaço de interação onde estará hospedado o material didático e as gravações dos encontros.

Serão ofertadas duas turmas com um limite de 25 pessoas por turma. A Turma A se encontrará sempre às terças-feiras das 19h às 21h e a Turma B sempre às quartas no mesmo horário.


Inscreva-se

R$788 em até 12x sem jurus
Divida em dois cartões, pague via PIX, boleto ou lotérica

Turma A

25 vagas
Encontro às terças-feiras das 19h às 21h

Turma B

25 vagas
Encontro às quartas-feiras das 19h às 21h

*Abre a página de check-out no Mercado Pago.


 

Agenda

Encontro 1

  • Turma A: 22/03, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 23/03, Quarta das 19h às 21h

Encontro 2

  • Turma A: 29/03, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 30/03, Quarta das 19h às 21h

Encontro 3

  • Turma A: 05/04, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 06/04, Quarta das 19h às 21h

Encontro 4

  • Turma A: 12/04, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 13/04, Quarta das 19h às 21h

Encontro 5

  • Turma A: 26/04, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 27/04, Quarta das 19h às 21h

Encontro 6

  • Turma A: 03/05, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 04/05, Quarta das 19h às 21h

Encontro 7

  • Turma A: 10/05, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 11/05, Quarta das 19h às 21h

Encontro 8

  • Turma A: 17/05, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 18/05, Quarta das 19h às 21h

Encontro  9

  • Turma A: 24/05, Terça das 19h às 21h
  • Turma B: 25/05, Quarta das 19h às 21h

Para quem?

Este curso é para as pessoas que enxergam maiores potenciais nos projetos em que estão envolvidas mas ainda não encontraram a narrativa e abordagem ideais para ajudar as pessoas a realizarem esse potencial.

É para aqueles que sabem que a sustentabilidade nunca irá alcançar os resultados necessários se nós não mudarmos a cultura e a forma como trabalhamos, mas não possuem clareza sobre como é possível trabalhar rumo a este objetivo.

Este curso serve às pessoas que estão em busca de novas possibilidades profissionais e pessoais assim como aqueles que querem levar o seu trabalho a níveis maiores de realização.

Empreendedores, líderes, gestores, projetistas, entusiastas e consultores de diversas áreas se beneficiarão desta abordagem.

Neste curso você aprenderá

  • Os princípios básicos da regeneração;
  • A criar um entendimento holístico do território;
  • A identificar e realizar um papel regenerativo para o seu projeto;
  • A conduzir equipes em torno de uma direção regenerativa;
  • A criar uma estratégia para a evolução autônoma local.

Resultado

Ao fim, o praticante terá clareza sobre o funcionamento do método do Desenvolvimento e Design Regenerativo e como ele aumenta a efetividade de outras abordagens da sustentabilidade. Terá uma maior habilidade em envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva.

Ao terminar o curso o participante ganhará a habilidade de usar quadros conceituais sistêmicos e dinâmicos para entregar maior valor para os seus clientes e para a sua prática. Isso inclui desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente ao integrar o trabalho de desenvolvimento interno e externo, desenvolver a sua capacidade para aplicar o pensamento sistêmico e gerenciar a complexidade em qualquer escala e desenvolver novas formas de pensamento.

Terá ganho, também, familiaridade com conceitos e ferramentas que te permite avaliar e pensar qualquer projeto e assim ganhar clareza e novas ideias aplicáveis.

Depoimentos

caret-down caret-up caret-left caret-right
Terezinha Lelis Instituto Ecos na Educação

Acredite: é possível pensar e fazer diferente. O curso de Desenvolvimento e Design Regenerativo irá te abrir novos caminhos de compreensão junto aos sistemas vivos.

Paula Weisflog Melhoramentos

O curso ampliou a nossa visão sobre a realidade sistêmica em que as empresas estão inseridas e ofereceu ferramentas que auxiliam na mudança de paradigma de gestão: passando de um modelo baseado em valores do século XX (competição, extrativismo, lucro a qualquer custo e até mesmo a sustentabilidade) e migrando para um modelo baseado em valores mais condizentes com o século 21 (colaboração, impacto positivo, benefícios/geração de valor para todos os envolvidos e regeneração!).

Silvia Sant'Ana Filósofa

O curso de Desenvolvimento e Design Regenerativo é uma oportunidade única para mudarmos o nosso olhar objetivo e restrito para um olhar mais amplo com possibilidades de cura e alternativas inspiradoras. Ele traz ideias inovadoras que ajudam nossos empreendimentos a se posicionar e nos ajuda a incorporarmos uma forma mais sustentável, equilibrada e harmoniosa de ser.

Vinicio Coeli Áurea Ambiental

O curso possui muita relevância sobre o despertar para um novo olhar, com uma didática sensorial e empática, onde além de apresentar ferramentas para um posicionamento holístico, gera entusiasmo e autonomia para realizar várias modalidades de projetos, e até mesmo mudanças no cotidiano e na forma de se pensar a vida e suas relações.

Este curso é como uma cura para a angústia dos entusiastas, pois além de nos trazer o "fardo" da responsabilidade sobre todas as nossas ações conclui como um perscrutar do nosso propósito de vida e como ele deve se relacionar com o mundo que vivemos, sem ser mais nem menos do que se deve ser, ajudando a encontrar um equilíbrio maior entre nossos potenciais, nossas vontades e nossas incapacidades.

Rafael Silva Engenheiro Ambiental

Este é um curso transformador onde você passa a enxergar a potencialidade das pessoas em seus lugares de modo a desenvolver capacidades que promovam uma mudança positiva e regenerativa a longo prazo.

Facilitadores

Juliana Diniz

Juliana Diniz

Cientista social com ênfase em antropologia, facilitadora do Gaia Education e do Trabalho Que Reconecta. Fundamentada na fenomenologia, antroposofia, ecofilosofia e desenvolvimento regenerativo, contribui com o desenvolvimento de pessoas e iniciativas a partir da perspectiva integral da regeneração. Facilita processos de aprendizagem e transformação pessoal e coletiva que promovam saúde planetária e protejam a memória biocultural da Terra. É autora do livro A Voz da Terra (Subsolo, 2018).

Felipe Tavares

Educador e consultor em desenvolvimento regenerativo, agroecologista e engenheiro ambiental. Fundamentado na visão sistêmica da vida e no pensamento regenerativo trabalha para a evolução da sustentabilidade rumo a uma integração com a inteligência dos sistemas vivos. Auxilia projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial ao buscarem a sua participação apropriada no local em que estão inseridas. Autor do livro O Chamado para a Liderança Regenerativa (2019, Editora Bambual).


Inscreva-se

R$788 em até 12x sem jurus
Divida em dois cartões, pague via PIX, boleto ou lotérica

Turma A

25 vagas
Encontro às terças-feiras das 19h às 21h

Turma B

25 vagas
Encontro às quartas-feiras das 19h às 21h

*Abre a página de check-out no Mercado Pago.