Desenvolvimento e Design Regenerativo

Um método de gestão de projetos para a transformação sistêmica

O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR) — proposto pelo grupo Regenesis há aproximadamente três décadas — é uma metodologia de concepção, execução e gestão de projetos fundamentada na visão de mundo dos sistemas vivos.

O fato dessa abordagem ser gestada a partir de ciências holísticas e princípios da evolução em sistemas vivos faz dela um antídoto ao desenvolvimentismo homogeneizante característico de uma sociedade cujas principais marcas é o utilitarismo, o reducionismo e a colonialidade.

Por ser uma metodologia em que as ideias de vanguarda do pensamento ecológico estão estruturadas em quadros conceituais, o DDR oferece a oportunidade de atualização do pensamento, ressignificação da atuação profissional e concepção de um papel regenerativo para projetos.

Sabemos que boas intenções não bastam. Precisamos urgentemente de novas perspectivas de desenvolvimento. Este curso é a nossa melhor oferta para que pessoas e organizações possam fazer contribuições genuínas e efetivas em seus lugares de atuação. Ele tem caráter capacitante e é orientado para a aplicação em projetos.

Não há pré-requisitos para a sua participação.

Projetos convencionais

  • Orientado pelo pensamento reducionista;
  • Abordagem centrada no projeto;
  • Foco na resolução de problemas;
  • Objetivo de controlar a desordem;
  • Efeito homogeneizante;
  • Caráter prescritivo.

Projetos regenerativos

  • Orientado pelo pensamento sistêmico;
  • Abordagem centrada no lugar;
  • Foco na realização do potencial;
  • Objetivo de criar condições para a evolução;
  • Promove a singularidade local;
  • Caráter participativo.

 

Neste curso você aprenderá

  • Os princípios básicos da regeneração;
  • A criar um entendimento holístico do território;
  • A identificar e realizar um papel regenerativo para o seu projeto;
  • A conduzir equipes em torno de uma direção regenerativa;
  • A criar uma estratégia para a evolução autônoma local.

Resultado

Ao fim, você terá clareza sobre o funcionamento da metodologia do DDR e terá aprendido como envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva para projetos e seus entornos.

Concretamente, você desenvolverá a habilidade de usar quadros conceituais sistêmicos e dinâmicos e outras ferramentas para avaliar cenários e tomar decisões de forma melhor informada e, assim, entregar maior valor na sua prática.

Isso inclui o aprendizado em desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente enquanto aplica o pensamento sistêmico, gerencia a complexidade em qualquer escala e atua de forma holística sentido a geração de padrões de saúde nas equipes, comunidades e localidades com que se envolve.

Depoimentos

caret-down caret-up caret-left caret-right
Terezinha Lelis Instituto Ecos na Educação

Acredite: é possível pensar e fazer diferente. O curso de Desenvolvimento e Design Regenerativo irá te abrir novos caminhos de compreensão junto aos sistemas vivos.

Paula Weisflog Melhoramentos

O curso ampliou a nossa visão sobre a realidade sistêmica em que as empresas estão inseridas e ofereceu ferramentas que auxiliam na mudança de paradigma de gestão: passando de um modelo baseado em valores do século XX (competição, extrativismo, lucro a qualquer custo e até mesmo a sustentabilidade) e migrando para um modelo baseado em valores mais condizentes com o século 21 (colaboração, impacto positivo, benefícios/geração de valor para todos os envolvidos e regeneração!).

Silvia Sant'Ana Filósofa

O curso de Desenvolvimento e Design Regenerativo é uma oportunidade única para mudarmos o nosso olhar objetivo e restrito para um olhar mais amplo com possibilidades de cura e alternativas inspiradoras. Ele traz ideias inovadoras que ajudam nossos empreendimentos a se posicionar e nos ajuda a incorporarmos uma forma mais sustentável, equilibrada e harmoniosa de ser.

Vinicio Coeli Áurea Ambiental

O curso possui muita relevância sobre o despertar para um novo olhar, com uma didática sensorial e empática, onde além de apresentar ferramentas para um posicionamento holístico, gera entusiasmo e autonomia para realizar várias modalidades de projetos, e até mesmo mudanças no cotidiano e na forma de se pensar a vida e suas relações.

Este curso é como uma cura para a angústia dos entusiastas, pois além de nos trazer o "fardo" da responsabilidade sobre todas as nossas ações conclui como um perscrutar do nosso propósito de vida e como ele deve se relacionar com o mundo que vivemos, sem ser mais nem menos do que se deve ser, ajudando a encontrar um equilíbrio maior entre nossos potenciais, nossas vontades e nossas incapacidades.

Rafael Silva Engenheiro Ambiental

Este é um curso transformador onde você passa a enxergar a potencialidade das pessoas em seus lugares de modo a desenvolver capacidades que promovam uma mudança positiva e regenerativa a longo prazo.

Facilitadores

Juliana Diniz

Juliana Diniz

Cientista social com ênfase em antropologia, facilitadora do Gaia Education e do Trabalho Que Reconecta. Fundamentada na fenomenologia, antroposofia, ecofilosofia e desenvolvimento regenerativo, contribui com o desenvolvimento de pessoas e iniciativas a partir da perspectiva integral da regeneração. Facilita processos de aprendizagem e transformação pessoal e coletiva que promovam saúde planetária e protejam a memória biocultural da Terra. É autora do livro A Voz da Terra (Subsolo, 2018).

Felipe Tavares

Educador e consultor em desenvolvimento regenerativo, agroecologista e engenheiro ambiental. Fundamentado na visão sistêmica da vida e no pensamento regenerativo trabalha para a evolução da sustentabilidade rumo a uma integração com a inteligência dos sistemas vivos. Auxilia projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial ao buscarem a sua participação apropriada no local em que estão inseridas. Autor do livro O Chamado para a Liderança Regenerativa (2019, Editora Bambual).