template for essay paper research internship essay example literary criticism essay on to kill a mockingbird short essay on history of taj mahal

Curso de Introdução ao
Desenvolvimento Regenerativo

Um método de gestão de projetos para a transformação sistêmica

Próxima edição em formato online

Cadastre-se no formulário ao lado para ficar sabendo do lançamento.

Últimas turmas

Uberlândia
Janeiro 2020
Espaço Criar

Rio de Janeiro
Janeiro 2020
Casa TERRA

São Paulo
Fevereiro 2020
Casa da Backer

O que é o Desenvolvimento e Design Regenerativo e como ele pode (ou não) te ajudar

O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR), concebido pelo Grupo Regenesis, é uma metodologia de gestão de projetos orientada pela visão sistêmica da vida.

Sendo um método, é um conjunto de conceitos, frameworks e práticas agrupados de forma coerente formando um arcabouço teórico robusto com a finalidade de conduzir a concepção e a execução de projetos.

Sendo uma metodologia orientada pela visão sistêmica da vida, o DDR possui uma forma particular de enxergar o mundo, os seres humanos e o papel destes na teia da vida. Essa visão de mundo particular implica a superação de um modelo mental antigo, que pode ser chamado de paradigma mecanicista, e convida uma nova perspectiva, o paradigma ecológico ou a visão sistêmica da vida. Essa mudança de paradigma é acompanhada de uma mudança de práticas.

Como apontado por Donella Meadows em seu famoso artigo Leverage Points: Places to Intervene in a System, a mentalidade ou o paradigma a partir do qual o sistema — seus objetivos, estrutura de poder, regras, sua cultura — surge, é o ponto de maior alavancagem para a transformação sistêmica. É um ponto de acupuntura onde pequenas intervenções podem resultar em grandes transformações. A abordagem regenerativa reconhece este padrão e trabalha de diferentes formas para a construção de um novo olhar.

Pré-requisitos para o trabalho regenerativo

Trabalhar a partir da abordagem regenerativa não é para qualquer projeto ou organização. É necessário que a iniciativa tenha, ou desenvolva, uma vontade genuína de ir além da sustentabilidade. É necessário, também, cultivar uma abertura e espaço seguro para que perguntas profundas possam ser feitas.

Assim, o Desenvolvimento e Design Regenerativo é uma metodologia de vanguarda para projetos e organizações inovadoras — para iniciativas que queiram construir hoje um mundo mais coerente com a inteligência da vida.

Premissas do trabalho regenerativo

Trabalhar de forma regenerativa implica abandonar uma abordagem centrada no projeto para conceber uma abordagem centrada no lugar. Este é o reflexo do entendimento de que não existe definição de sucesso particular que não seja ao mesmo tempo uma definição de sucesso para o todo.

Desta forma, uma iniciativa regenerativa entende que a sua saúde depende da saúde coletiva e trabalha sempre no sentido de contribuir para que floresça as condições necessárias para o aumento da vitalidade, viabilidade e capacidade para a evolução do lugar a que pertence.

Que tipo de projeto pode se beneficiar desta abordagem?

Apesar dos fundamentos teóricos do Desenvolvimento e Design Regenerativo — visão sistêmica da vida, pensamento sistêmico e complexo, fenomenologia do lugar e ciências holísticas, por exemplo — poder beneficiar qualquer pessoa ou iniciativa que queira se alinhar com o funcionamento da vida, o método prático vai servir melhor àquelas iniciativas que tenham a capacidade de se engajar em escala territorial.

Desta forma existe uma escala mínima para os projetos. A escala adequada pode ser verificada ao se perguntar se o projeto possui a capacidade de envolver outros atores do território em um diálogo continuado. Essa rede de coevolução é um dos pilares do trabalho regenerativo.

As iniciativas regenerativas são muito diversas e não se restringem a uma única área de atuação. Na cidade ou no campo, em iniciativas privadas, públicas ou do terceiro setor, todas podem se engajar no trabalho de regeneração local.

Comunidades intencionais, eco-resorts, fazendas, parques e unidades de conservação, centros de aprendizagem, projetos de urbanização, empresas e indústrias de diferentes áreas podem se engajar com o Desenvolvimento e Design Regenerativo. Junto ao poder público, este método é de grande valia para a concepção de planos diretores, planos de desenvolvimento territorial, gestão de bacia hidrográfica, concepção de políticas públicas e desenvolvimento comunitário, por exemplo.

A tecnologia

A tecnologia que o Desenvolvimento e Design Regenerativo utiliza (suas ferramentas, conceitos e práticas), se apresenta, entre outras formas, através de quadros conceituais (frameworks), isto é, representações gráficas de uma ideia. Estes quadros servem para orientar o pensamento e construir uma linguagem e entendimento comum entre a equipe.

A Tétrade Específica, por exemplo, é responsável por dar estrutura a todo o processo de desenho da iniciativa regenerativa. É o que vai nos orientar quanto ao fundamento, objetivos, instrumentos e direção do projeto através de um entendimento particular oriundo da visão sistêmica da vida.

Já o quadro conceitual dos Sistemas Aninhados nos ajuda a situar o projeto em sua dinâmica territorial. É o que vai nos orientar na investigação holística do lugar: O quão grande é aqui? Que tipo de lugar é esse? Como esse lugar se relaciona com o seu entorno? Associado a um entendimento particular de potencial regenerativo, podemos chegar ao papel regenerativo do nosso projeto, ou seja, a sua contribuição singular para a saúde do lugar que ocupa.

Estes são apenas alguns exemplos de diversos quadros conceituais que constituem a bagagem de ferramentas do praticante regenerativo.

Jornada de aprendizagem

Trabalhar orientado pelo Desenvolvimento e Design Regenerativo não é algo trivial. Este é um método de inovação transformativa, é uma abordagem que convida uma mudança nas próprias bases do pensamento. Assim, o praticante regenerativo deve desenvolver continuamente capacidades múltiplas que lhe permitirá aprimorar a visão holística, a comunicação empática, a capacidade de envolver outras pessoas e a habilidade de gerenciar e aprimorar o seu pensamento e a sua presença.

Ao final do curso você será convidado a se integrar à Comunidade de Prática Regenerativa — uma comunidade online de aprendizado, cuidado e evolução onde conduzimos encontros virtuais mensais para o acompanhamento mútuo e desenvolvimento pessoal e profissional.

caret-down caret-up caret-left caret-right
Terezinha Lelis Instituto Ecos na Educação

Acredite: é possível pensar e fazer diferente. O curso de Desenvolvimento Regenerativo irá te abrir novos caminhos de compreensão junto aos sistemas vivos.

Desenvolvido e testado pelo grupo Regenesis por aproximadamente 30 anos, este método é uma abordagem validada e aplicada em centenas de iniciativas em todo o mundo.

Regenerative Development & Design: A Framework for Evolving Sustainability (Pamela Mang e Ben Haggard, 2016) é o resultado de décadas de trabalho com o Desenvolvimento e Design Regenerativo compilado em um livro.

"...a contínua evolução da cultura em relacionamento com a evolução da vida. Isso define o trabalho da regeneração." - Pamela Mang e Bill Reed

PARCEIROS

Seja uma liderança regenerativa

Os seres humanos possuem a capacidade de transformar o seu lugar em um ambiente mais vivo, próspero e diverso do que seria possível sem a sua presença. Para tanto, é necessário alinhar-se com a inteligência da vida.

Quais são as dinâmicas evolucionárias que tornam os lugares vibrantes e prósperos? Como orientar o meu projeto de forma que ele possa dar a sua melhor contribuição para a coevolução do sistema socioecológico de que faz parte?

O desenvolvimento regenerativo é sobre ganharmos as capacidade de sermos catalisadores da evolução local. É sobre assumir o nosso papel de liderança para a transformação sistêmica.

Faça parte da Comunidade de Prática Regenerativa

Ao participar do curso você é convidado a se integrar à Comunidade de Prática Regenerativa. Esta comunidade é um espaço online de aprendizado, cuidado e evolução. Organizamos encontros virtuais mensais para o acompanhamento mútuo e oferecemos caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional do praticante.

Vinicio Coeli Áurea Ambiental

O curso possui muita relevância sobre o despertar para um novo olhar, com uma didática sensorial e empática, onde além de apresentar ferramentas para um posicionamento holístico, gera entusiasmo e autonomia para realizar várias modalidades de projetos, e até mesmo mudanças no cotidiano e na forma de se pensar a vida e suas relações.

Este curso é como uma cura para a angústia dos entusiastas, pois além de nos trazer o "fardo" da responsabilidade sobre todas as nossas ações conclui como um perscrutar do nosso propósito de vida e como ele deve se relacionar com o mundo que vivemos, sem ser mais nem menos do que se deve ser, ajudando a encontrar um equilíbrio maior entre nossos potenciais, nossas vontades e nossas incapacidades.

Para quem?

Este curso é para as pessoas que enxergam maiores potenciais nos projetos em que estão envolvidas mas ainda não encontraram a narrativa e abordagem ideais para ajudar as pessoas a realizarem esse potencial.

É para aqueles que sabem que a sustentabilidade nunca irá alcançar os resultados necessários se nós não mudarmos a cultura e a forma como trabalhamos, mas não possuem clareza sobre como é possível trabalhar rumo a este objetivo.

Este curso serve às pessoas que estão em busca de novas possibilidades profissionais e pessoais assim como aqueles que querem levar o seu trabalho a níveis maiores de realização.

Empreendedores, líderes, gestores, projetistas, entusiastas e consultores de diversas áreas se beneficiarão desta abordagem.

Resultado

Ao fim, o praticante terá clareza sobre o funcionamento do método do Desenvolvimento e Design Regenerativo e como ele aumenta a efetividade de outras abordagens da sustentabilidade. Terá uma maior habilidade em envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva.

Ao terminar o curso o participante ganhará a habilidade de usar quadros conceituais sistêmicos e dinâmicos para entregar maior valor para os seus clientes e para a sua prática. Isso inclui desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente ao integrar o trabalho de desenvolvimento interno e externo, desenvolver a sua capacidade para aplicar o pensamento sistêmico e gerenciar a complexidade em qualquer escala e desenvolver novas formas de pensamento.

Terá ganho, também, familiaridade com conceitos e ferramentas que te permite avaliar e pensar qualquer projeto e assim ganhar clareza e novas ideias aplicáveis.

Neste curso você aprenderá

  • Os princípios básicos da regeneração;
  • A criar um entendimento holístico do território;
  • A identificar e realizar um papel regenerativo para o seu projeto;
  • A conduzir equipes em torno de uma direção regenerativa;
  • A criar uma estratégia para a evolução autônoma local.

Conceitos e teorias de fundamento

Visão de mundo dos sistemas vivos; Pensamento e prática sistêmica; Desenvolvimento e evolução; Salutogênese; Território como um sistema vivo; Potencial local; Papel regenerativo; Emergência e sinergia.

Paula Weisflog Melhoramentos

O curso ampliou a nossa visão sobre a realidade sistêmica em que as empresas estão inseridas e ofereceu ferramentas que auxiliam na mudança de paradigma de gestão: passando de um modelo baseado em valores do século XX (competição, extrativismo, lucro a qualquer custo e até mesmo a sustentabilidade) e migrando para um modelo baseado em valores mais condizentes com o século 21 (colaboração, impacto positivo, benefícios/geração de valor para todos os envolvidos e regeneração!).

O seu projeto é a sua revelação

O seu projeto não é apenas um projeto. Não é a soma das plantas baixas das suas edificações e nem o conjunto de suas diretrizes internas. Não é a sua cadeia de produção e nem o serviço que você presta.

A sua empresa ou organização não é apenas isso: uma empresa ou uma organização. Ela é a expressão última do seu ser. É o reflexo das suas percepções básicas sobre o mundo, das suas ideologias invisíveis e do seu sistema de crenças. Ela é a sua assinatura energética, a sua declaração de visão e o seu voto de confiança. É a sua maior contribuição para o futuro que você ajuda a construir hoje.

O seu projeto é muito mais do que um projeto. É o seu veículo de liderança, o seu instrumento para a transformação e o seu desejo revelado. É a história que você conta e é o que diz para o mundo sobre as histórias que você acredita. O seu projeto é a sua revelação, é a sua história, as marcas da sua evolução e a trilha da sua caminhada.

A todo momento precisamos escolher. Hoje você pode escolher contar uma nova história. Pode reinventar o seu projeto e transformar o seu futuro. Pode alinhar a sua ação com aquilo que você acredita que há de melhor em você. Pode começar a construção do legado que amanhã irá te orgulhar.

Rafael Silva Engenheiro Ambiental

Este é um curso transformador onde você passa a enxergar a potencialidade das pessoas em seus lugares de modo a desenvolver capacidades que promovam uma mudança positiva e regenerativa a longo prazo.

Um passo-a-passo para entender a regeneração

O primeiro passo para entender a regeneração é reconhecer que a vida se organiza em sistemas aninhados, ou seja, sistemas dentro de sistemas.

Depois é necessário compreender que cada organismo vivo possui um potencial que surge a partir de suas características únicas, de sua essência.

Este potencial, quando trabalhado e revelado, nos informa um papel regenerativo a ser desempenhado.

Este papel reflete uma atividade que permitirá com que o projeto realize uma contribuição única para a saúde e vitalidade do sistema maior em que ele está inserido.

Nesta dança opera o princípio da reciprocidade. Eu contribuo para a saúde do sistema em que estou inserido assim como este contribui diretamente para a minha saúde e prosperidade.

Assim, uma iniciativa é regenerativa a medida em que ela desempenha um papel capaz de contribuir para a vitalidade do sistema em que ela está inserida.

Agora pergunte a si mesmo: qual a contribuição que faço para o sistema que faço parte?

Silvia Sant'Ana Filósofa

O curso de introdução ao Desenvolvimento Regenerativo é uma oportunidade única para mudarmos o nosso olhar objetivo e restrito para um olhar mais amplo com possibilidades de cura e alternativas inspiradoras. Ele traz ideias inovadoras que ajudam nossos empreendimentos a se posicionar e nos ajuda a incorporarmos uma forma mais sustentável, equilibrada e harmoniosa de ser.

Perguntas e respostas

Sim. Este é um curso introdutório que traz uma visão geral e exemplos práticos da abordagem regenerativa do desenvolvimento.

Não. Trabalharemos com estudos de caso e eventuais projetos dos participantes para praticar os conceitos aprendidos.

É um curso teórico aplicado.Trabalhamos com a exposição do método, com exercícios de visualização e com aplicação prática em projetos reais.

Acesse a página de inscrição da sua cidade de preferência para maiores detalhes.

Sim. Temos algumas vagas para bolsa em todas as edições do curso. A melhor forma para ganhar uma é entrando em contato através do formulário abaixo contando um pouco sobre o seu interesse pelo curso.

Ainda com dúvidas? Entre em contato

Vinicio Coeli Áurea Ambiental

O curso pode ajudar para o sucesso de qualquer projeto pois melhora a perspectiva das relações que envolvem um local e seus atores, possibilitando uma coesão na função determinada para cada projeto, relacionada aos indivíduos que o compõem, ao local onde será realizado, aos locais que serão influenciados diretamente e indiretamente e ainda como tudo isso se insere de forma regenerativa. Em metáfora, se entender como uma pequena peça de um grande quebra cabeça ajuda a compreender a função real de cada peça.

Quadros conceituais trabalhados

Criado pelo Bill Reed (Regenesis), este quadro conceitual ilustra um caminho de evolução do design e funciona como uma introdução a abordagem regenerativa do desenvolvimento.

A regeneração pode ser entendida como um paradigma.

Entender como os níveis mais profundos do saber influencia o nosso pensamento e a nossa ação é fundamental para ganharmos autonomia e clareza em nossos projetos e carreira profissional.

Mais transformador do que mudar o que fazemos (desempenho), ou sobre o que pensamos (objeto), é trabalhar para uma mudança profunda sobre como pensamos (processo).

A tétrade do desenvolvimento regenerativo é um quadro conceitual que oferece uma estrutura sistêmica para a prática regenerativa.

O primeiro passo para podermos trabalhar de forma regenerativa é entender que a vida se organiza em sistemas dentro de sistemas.

Um papel regenerativo é capaz de contribuir para a vitalidade, viabilidade e capacidade para a evolução do local a que o projeto pertence.

O papel regenerativo emerge a partir da confluência do potencial local e do potencial do projeto.

Ter clareza das diferentes formas de capitais nos ajuda a construir uma rede catalisadora da coevolução local.

"A sustentabilidade de um sistema vivo está ligada diretamente a sua integração benéfica com o sistema maior de que faz parte." - Regenesis

Facilitador

Felipe Tavares é engenheiro ambiental, praticante regenerativo, consultor ambiental e educador. É pioneiro no método do Desenvolvimento e Design Regenerativo no Brasil e autor do livro O Chamado Para a Liderança Regenerativa.