CÍRCULO REGENERATIVO

Comunidade online de aprendizagem

O Círculo Regenerativo é uma comunidade para pessoas interessadas na aprendizagem contínua do paradigma regenerativo. Aqui você encontrará uma rede de pessoas que estão construindo capacidades para atuar de forma regenerativa nos seus contextos.

A comunidade está aberta e você pode entrar a qualquer momento.

Cursos assíncronos

Atividades online

Encontros de prática

Fórum e área de membros

Gravações disponíveis

Como funciona

  • Oferecemos uma agenda de cursos, atividades e workshops fundamentados no paradigma regenerativo;
  • A cada mês temos um encontro de prática onde trabalhamos a partir de casos reais;
  • Estão disponíveis cinco cursos online para você fazer no seu tempo;
  • Todas as atividades passadas foram gravadas e estão disponíveis;
  • Conecte-se e troque com a rede através do fórum e dos encontros da comunidade.

Agenda 2023

Minicurso: As bases do paradigma regenerativo

Fevereiro: Conteúdo na plataforma e encontros nos dias 07 e 14/02 (terças) das 19h às 20h30

Um curso introdutório que constrói as bases do paradigma regenerativo enquanto movimento epistemológico e cultural. Fundamentado em ciências holísticas e na visão sistêmica da vida, o paradigma regenerativo emerge a partir destas distintas bases epistemológicas para responder de forma inovadora às limitações e incoerências do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade tecnológica.

Neste curso você conhecerá a teoria de mudança da regeneração — qual mudança o paradigma regenerativo sugere para as organizações e grupos sociais, o que essa mudança implica e como ela acontece.

Na base da teoria de mudança da regeneração está a premissa de que temos a responsabilidade ética de cuidar dos sistemas socioecológicos da Terra usando os princípios de funcionamento dos sistemas vivos para informar nosso pensamento e desenhar estratégias que contribuam para catalisar redes de cooperação local a serviço da regeneração ecológica e sociocultural dos territórios.


Capacitação em Desenvolvimento e Design Regenerativo

Março a junho: Conteúdo na plataforma, aulas quinzenais e encontros de prática mensais

O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR), desenvolvido e praticado pelo grupo Regenesis ao longo de quatro décadas, é uma metodologia de concepção, execução e gestão de projetos fundamentada na visão de mundo dos sistemas vivos.

O fato dessa abordagem ser gestada a partir de ciências holísticas e princípios da evolução em sistemas vivos faz dela um antídoto ao desenvolvimentismo homogeneizante característico de uma sociedade cujas principais marcas é o utilitarismo, o reducionismo e a colonialidade.

Por ser uma metodologia em que as ideias de vanguarda do pensamento ecológico estão estruturadas em quadros conceituais, o DDR oferece a oportunidade de atualização do pensamento, ressignificação da atuação profissional e concepção de um papel regenerativo para projetos.

Agenda

Veja a nossa agenda completa com as atividades passadas e futuras.

Últimas atividades

Workshop: Regenerando a minha prática

Este workshop está fundamentado no quadro conceitual Níveis de trabalho que sintetiza a ideia de que todos os sistemas vivos precisam desenvolver simultaneamente quatro tipos de trabalho — operar, manter, aprimorar e regenerar — para que sejam saudáveis, resilientes e possam evoluir.

Olhar para nossa prática, pessoal ou profissional, e buscar em relação a ela quais atividades se referem a cada um destes níveis de trabalho oferece poderosos insights e caminhos de desenvolvimento sentido maior vitalidade e potencial. Ao fim do workshop você terá clareza sobre a essência da prática investigada, sobre como regenerá-la para ampliar sua eficácia, resiliência e potencial e sobre quais ajustes e mudanças específicas ela deve atravessar para isso.


Fenomenologia aplicada

Fenomenologia de Goethe aplicada ao campo da saúde, educação, agricultura, facilitação de processos e desenvolvimento territorial

Na contracorrente do seu tempo, em que os cientistas estavam interessados nas leis gerais e determinidade das coisas e na dissecação de todos vivos para análise exaustiva das partes mortas, Goethe abriu caminhos para o que hoje chamamos de ciências holísticas e pensamento ecológico ao enfatizar a importância das relações, interações, contextos e processos que levam algo a ser o que é e a se transformar em uma certa direção.

Neste ciclo, ao longo de três meses e dozes encontros, tivemos a oportunidade de conhecer e experimentar um pouco das maneiras com que profissionais de diferentes áreas de atuação exercitam uma atitude fenomenológica na sua prática pessoal e profissional.


Encontros com Peter Webb

Uma série de encontros mensais para fazer sentido de nossas paisagens internas na medida em que nos tornamos íntimos também do mundo vivo à nossa volta

Nesta série vivenciamos uma ecologia integral, habitando a interface entre a subjetividade humana e os processos vivos. A partir de práticas, reflexões e diálogos, Peter Webb nos conduziu em vivências de ecopsicologia, nos incentivando a assumir o protagonismo de nossas vidas enquanto atravessamos tempos turbulentos.

Esta série é uma introdução a uma ciência de qualidades através do trabalho com as qualidades dos elementos a fim de desenvolver em nós plasticidade de percepção. Uma percepção, imaginação e capacidade de fazer sentido mais plástica nos traz uma renovada autoridade pessoal.

 

Outras atividades

Tornando-se recurso: Regeneração a partir de Carol Sanford

Como podemos apoiar o desenvolvimento de outras pessoas a partir da prática de Resourcing


Como cultivar uma postura fenomenológica?

A fenomenologia de Goethe e a postura fenomenológica em processos de investigação e facilitação


Fundamentos para a regeneração

Um paralelo entre projetos convencionais e projetos regenerativos


Regeneração e a escala do “lugar”

Insights do biorregionalismo, da etnopoética e do desenvolvimento regenerativo


Inteligência da floresta

Princípios da sucessão natural aplicados à evolução de comunidades e territórios

Mapa da comunidade

Conheça a rede do Círculo Regenerativo. Arraste o mapa e clique nas pessoas.

Cursos disponíveis

Temos cinco cursos para você fazer no seu tempo.

A gravação de todos os encontros e workshops que acompanharam os materiais dos cursos também estão disponíveis na plataforma.

Foto: Juliana Malta

Introdução ao paradigma regenerativo

Uma introdução à regeneração enquanto narrativa cultural e abordagem epistemológica. Discute as diferenças entre sustentabilidade e regeneração, entre o paradigma tecnológico e ecológico da sustentabilidade, e entre regeneração natural, sistemas regenerativos e regeneração sistêmica. Um convite à participação apropriada e à regeneração da vida, do espírito e do significado das nossas comunidades e territórios.

Foto: Marek Okon

Princípios da regeneração

Um aprofundamento no pensamento e na prática regenerativa através dos princípios de funcionamento dos sistemas vivos que se desdobram em diretrizes de design para a regeneração. Esses princípios tecem o entendimento de base que informa decisões, agendas e práticas regenerativas e são conceitos-chave para trabalhar com a regeneração enquanto paradigma ou para catalisar a capacidade regenerativa de um sistema.

Foto: Robert Bye

Atributos da liderança regenerativa

Este curso trabalha a regeneração no contexto do desenvolvimento interior que ocorre enquanto participamos do mundo — é sobre o trabalho interno do agente de mudança. Ele nos ajuda a construir capacidades para trabalhar regenerativamente na dimensão subjetiva, intersubjetiva e sistêmica a partir do desenvolvimento de três atributos pessoais e do envolvimento com cinco dimensões de trabalho.

Foto: Juliana Diniz

Pensamento sistêmico orientado à prática regenerativa

Uma introdução às bases do pensamento sistêmico e às implicações teóricas e práticas dessa forma de lidar com fenômenos complexos. Conecta o pensamento sistêmico à regeneração na medida em que se vale de investigações sistêmicas para compreender territórios e, assim, desenhar intervenções locais adequadas de forma a catalisar processos regenerativos com efeitos sistêmicos.

Foto: Marco Bello

Decolonialidade

Um curso denso e detalhado sobre o paradigma decolonial a partir de perspectivas latino-americanas construído a partir das noções de colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza. Além da fundamentação teórica, apresenta projetos decoloniais baseados no protagonismo de pessoas e comunidades, cujas identidades foram subalternizadas, em apresentar saídas para o colapso da modernidade.

Perguntas e respostas

Entre para a comunidade

R$88 / mês