CÍRCULO REGENERATIVO

Comunidade, autodesenvolvimento e regeneração

O Círculo Regenerativo é uma comunidade de aprendizagem online para que pessoas comprometidas com a saúde planetária possam se alfabetizar no paradigma regenerativo e se conectar a uma rede de agentes de transformação.

É um espaço de aprendizagem para desenvolvermos potenciais subutilizados. É uma rede de apoio mútuo onde os paradigmas emergentes são vividos de maneira inspiradora, dialógica e sóbria.

A comunidade está aberta e você pode entrar a qualquer momento.

Trilhas de aprendizagem

Workshops

Encontros da comunidade

Fórum

Práticas

Quadros conceituais

Agenda 2021

Essas são as datas de lançamento das trilhas de aprendizagem. Todo o conteúdo da comunidade e das trilhas (textos, vídeos, gravações de encontros e workshops, fórum, biblioteca de recursos etc.) fica disponível. Ao entrar na comunidade você tem acesso a tudo que aconteceu e às novas atividades.

02 de agosto: Princípios da regeneração

Como a regeneração é uma capacidade presente em sistemas vivos, a ciência dos sistemas vivos oferece um conjunto de princípios que nos ajudam a entender o mundo como vivo e estabelecem os fundamentos para a compreensão da abordagem regenerativa.

A trilha Princípios da regeneração - Aprofundamento no pensamento e prática regenerativa apresenta e discute princípios de funcionamento dos sistemas vivos que se desdobram em diretrizes de design. Esses princípios tecem o entendimento fundacional que informa decisões, agendas e práticas regenerativas e são conceitos-chave para trabalhar com a regeneração enquanto paradigma ou para catalisar a capacidade regenerativa de um sistema.

Ao longo da trilha, investigamos o que significa um pensamento e prática orientados por primeiros princípios e pelos primeiros princípios da regeneração; apresentamos um panorama sobre a noção de sistemas vivos; e discutimos os princípios de integralidade, aninhamento, essência, potencial, desenvolvimento, intervenção nodal e campos de energia.

07 de junho: Pensamento sistêmico orientado à prática regenerativa

O pensamento sistêmico é uma disciplina dedicada a conhecer e buscar formas de intervir em sistemas complexos. Ele serve como um antídoto ao pensamento reducionista e como um potencializador das nossas capacidades enquanto agentes de transformação.

A trilha Pensamento sistêmico orientado à prática regenerativa cuida de dois objetivos. Um que tece as bases teórico-conceituais do pensamento sistemico definindo sistemas, comportamento de sistemas, arquétipos sistêmicos e discutindo as implicações epistemológicas e práticas dessa forma de lidar com fenômenos complexos. E outro que conecta o pensamento sistêmico à regeneração na medida em que se vale das abordagens e ferramentas de investigação sistêmica para compreender lugares e territórios e, assim, realizar intervenções locais adequadas de forma a catalisar processos regenerativos com efeitos sistêmicos.

01 de abril: Atributos da liderança regenerativa

A trilha de aprendizagem Atributos da liderança regenerativa trabalha a regeneração no contexto do desenvolvimento interior que ocorre enquanto participamos do mundo. É sobre o trabalho interno do agente de mudança. Ela nos ajuda a construir capacidades necessárias para trabalhar regenerativamente de dentro para fora e, assim, nos permite vivenciar, de forma integral e autêntica, os princípios dos sistemas vivos.

Ela apresenta princípios essenciais da regeneração, discute atributos da liderança regenerativa e introduz as dimensões de trabalho com que um praticante ou projeto precisa estar envolvido para que sua prática seja regenerativa.

01 de fevereiro: Introdução ao paradigma regenerativo

Acompanhando o avanço da regeneração como uma nova narrativa cultural, a trilha de aprendizagem Introdução ao paradigma regenerativo apresenta aspectos essenciais do paradigma regenerativo e tece contribuições para o seu aprofundamento conceitual.

Ela trata das relações e diferenças entre sustentabilidade e regeneração, discute sustentabilidade a partir do paradigma tecnológico e ecológico e a sua trajetória enquanto prática de design. Distingue regeneração natural, sistemas regenerativos e regeneração sistêmica. E assume a delicada tarefa de definir regeneração tecendo as bases da sua emergência enquanto paradigma, organizando uma cronologia do pensamento regenerativo e usando quadros conceituais que nos fazem vê-la como uma ordem de trabalho nos sistemas vivos.

Estrutura da comunidade

A cada ciclo de dois meses, lançamos uma trilha de aprendizagem (curso online), vivenciamos um workshop e nos nutrimos em encontros generativos.

Trilhas de aprendizagem

Queremos compartilhar ideias e soluções sofisticadas que te ajudarão a ter uma visão clara e ampliada das possibilidades que emergem a partir do paradigma regenerativo.

A cada ciclo abrimos uma nova trilha de aprendizagem. As trilhas são cursos exclusivos que vão construir as bases teóricas e aprofundar seu entendimento sobre diferentes ciências e abordagens que informam o universo da regeneração.

Em fevereiro lançaremos a trilha Introdução ao paradigma regenerativo e em abril a trilha Atributos do praticante regenerativo.

Workshop

A cada ciclo conduzimos um workshop online para concebermos e experienciarmos um tema específico relacionados à visão de mundo emergente, ao paradigma regenerativo e às ciências holísticas.

Cada workshop possui um formato próprio e é desenhado para tornar seu caminho de aprendizagem experiencial e vivo.

Aprender em comunidade

Encontros generativos

O Círculo Regenerativo reúne pessoas que se preocupam genuinamente com o bem estar umas das outras.

Através dos encontros generativos criamos condições para que trocas significativas e contribuições espontâneas possam acontecer entre os membros da comunidade.

Este é um espaço livre e emergente que acolhe e trabalha os interesses da comunidade.

Fórum

O fórum é o coração da comunidade. É o espaço de trocas entusiasmadas, reflexões dialógicas e apoio mútuo.

Aqui você se juntará e contribuirá com uma rede de agentes de transformação que estão trabalhando juntos para co-evoluírem e contribuírem para a evolução de suas comunidades.

Biblioteca de recursos

Práticas

O desdobrar evolutivo da vida humana implica estarmos envolvidos em atividades transformativas que asseguram um caminho de aprimoramento.

O conjunto de práticas com que nós trabalhamos é o que move a comunidade. Dedicamos uma seção completa para apresentarmos e exercitarmos diferentes práticas associadas às trilhas de aprendizagem.

Quadros conceituais

Os quadros conceituais e modelos mentais tem um altíssimo poder organizativo e capacitante porque orientam o processamento de informação e estruturam o pensamento.

A alfabetização em quadros conceituais nos capacita para pensar e agir no mundo de forma coerente com o paradigma emergente fundamentado na inteligência da vida.

Na comunidade, há uma coletânea apresentando e explicando quadros conceituais  que estão no coração de ciências de base sistêmica, holística e evolutiva.

Perguntas e respostas

Você terá uma subscrição ativa e será convidado por email a cadastrar-se na plataforma.

Cadastro feito, você poderá acessar a área de membros onde você será acolhido e apresentado à comunidade.

Preferencialmente via fatura recorrente no cartão de crédito. Prefere fazer um PIX? No plano semestral e anual é possível. Nos envie um email aqui.

Na sua área de membros existe um link "Gerenciar assinatura" onde você pode desativar a renovação automática com um clique.

Juliana Diniz é cientista social com ênfase em antropologia, educadora, consultora e acompanhante terapêutica de base antroposófica. Fundamentada na fenomenologia, antroposofia, ecologia profunda e pensamento sistêmico, alinha o desenvolvimento humano com o paradigma regenerativo.

Felipe Tavares é educador e consultor em desenvolvimento regenerativo, agroecologista e engenheiro ambiental. Fundamentado na visão sistêmica da vida e no pensamento regenerativo, trabalha para a evolução da sustentabilidade rumo a uma integração com a inteligência dos sistemas vivos.

Entre para a comunidade

R$88 / mês

Ainda não é o momento ou não tem certeza se a comunidade é para você?
Assine a lista de email e acompanhe as novidades.