CÍRCULO REGENERATIVO

Comunidade, autodesenvolvimento e regeneração

O Círculo Regenerativo é uma comunidade online de aprendizagem para que pessoas comprometidas com a saúde planetária possam se alfabetizar em paradigmas emergentes, construir capacidades informadas pelo paradigma regenerativo e se conectar a uma rede de agentes de transformação.

A comunidade está aberta e você pode entrar a qualquer momento.

Cursos assíncronos

Atividades síncronas

Encontros da comunidade

Fórum e área de membros

Gravações disponíveis

Como funciona

  • Ao se inscrever você terá acesso imediato a todo o conteúdo da comunidade e às atividades a acontecer.
  • Estão disponíveis cinco cursos online para você fazer no seu tempo.
  • Todas as atividades passadas foram gravadas e estão disponíveis.
  • Alimentamos uma seção de recursos com quadros conceituais e práticas que fundamentam o pensamento e a prática regenerativa.
  • Conecte-se e troque com a rede através do fórum e dos encontros da comunidade.

Novo ciclo: Fenomenologia aplicada

Um ciclo para conhecer e vivenciar a fenomenologia aplicada a diferentes áreas de atuação

De julho a setembro, vamos adentrar na fenomenologia de Goethe através da prática de convidados envolvidos com a facilitação de processos, saúde, educação, jardinagem e manejo da paisagem e desenvolvimento territorial.

A cada três semanas temos encontros com convidados. Após cada encontro facilitado pelos convidados temos um encontro da comunidade para fazer sentido, de forma dialógica, do que foi vivenciado no dia anterior.

O ciclo evidenciará as convergências entre o paradigma regenerativo, fundamentado na ciência dos sistemas vivos, e a fenomenologia de Goethe, e nos ajudará a ampliar nossa capacidade de atuar em consonância com os processos vivos do mundo à nossa volta.

Fenomenologia aplicada à facilitação de processos

Terça, 05/07, 19h, com Ana Paula Giorgi

Conselheira estratégica do Instituto Fonte, coordenadora do curso de pós-graducação Facilitação de Processos à luz da Prática Social Reflexiva pela faculdade Rudolf Steiner, tradutora do livro Artistas do Invisível de Allan Kaplan, com ampla experiência em desenvolvimento social e facilitação de processos.

Fenomenologia aplicada à saúde e ao desenvolvimento humano

Quarta, 27/07, 19h, com Tânia Helena Alvares

Médica antroposófica, com múltiplas especialidades em Medicina Integrativa, especialista em políticas públicas em saúde para a primeira infância, coordenadora do Curso Básico de Antroposofia da ABMA em Uberlândia, dirigente do Círculo de Irradiações Espirituais São Lázaro (Templo Ogum).

Fenomenologia aplicada à jardinagem e manejo da paisagem

Quinta, 18/08, 10h, com Peter Webb

Jardineiro, permacultor e fenomenólogo formado em horticultura na Austrália e em Agricultora Biodinâmica na Inglaterra. Estudou Permacultura com Bill Mollison, desenvolveu o trabalho com Cirurgia de Árvores e há vinte anos, unindo a permacultura à psicologia do budismo tibetano, desenvolve atividades de ecopsicologia.

Fenomenologia aplicada à educação

Terça, 06/09, 19h, com Beatriz Tadema

Diretora da Escola Schumacher Brasil, mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College, atua como professora, facilitadora e consultora, levando a educação e o ethos Schumacher também a organizações de diferentes formatos e contextos.

Fenomenologia aplicada ao desenvolvimento territorial

Segunda, 26/09, 19h, com Juliana Diniz e Felipe Tavares

Fundadores do IDR onde atuam como consultores e educadores a partir da abordagem do Desenvolvimento e Design Regenerativo. Conduzem as atividades do Círculo Regenerativo facilitando processos de aprendizagem em torno de paradigmas emergentes e ciências holísticas. Juliana tem formação em Antroposofia pela ABMA e pesquisa multidisciplinarmente a fenomenologia de Goethe.

Últimas atividades

Janeiro: Inteligência da floresta

Princípios da sucessão natural aplicados à evolução de comunidades e territórios


Fevereiro: Regeneração e a escala do “lugar”

Insights do biorregionalismo, da etnopoética e do desenvolvimento regenerativo


Março: Fundamentos para a regeneração

Um paralelo entre projetos convencionais e projetos regenerativos


Abril: Como cultivar uma postura fenomenológica?

A fenomenologia de Goethe e Steiner e a postura fenomenológica em processos de investigação e facilitação


Março a Junho: Encontros com Peter Webb

Vivenciando em comunidade uma ecologia integral, habitando a interface entre a subjetividade humana e os processos vivos

Uma série de quatro encontros mensais para fazer sentido de nossas paisagens internas na medida em que nos tornamos íntimos também do mundo vivo à nossa volta. A partir de práticas, reflexões e diálogos, Peter Webb nos conduz em vivências de ecopsicologia a fim de assumirmos o protagonismo de nossas vidas enquanto atravessamos tempos turbulentos.

Esta série é uma introdução a uma ciência de qualidades através do trabalho com as qualidades dos elementos (nas palavras do Peter, a substância básica dos mundos interno e externo) a fim de desenvolver em nós plasticidade de percepção. Uma percepção, imaginação e capacidade de fazer sentido mais plástica nos traz uma renovada e viva autoridade pessoal.

Cursos disponíveis

Temos cinco cursos para você fazer no seu tempo.

A gravação de todos os encontros e workshops que acompanharam os materiais dos cursos também estão disponíveis na plataforma.

Foto: Juliana Malta

Introdução ao paradigma regenerativo

Uma introdução à regeneração enquanto narrativa cultural e abordagem epistemológica. Discute as diferenças entre sustentabilidade e regeneração, entre o paradigma tecnológico e ecológico da sustentabilidade, e entre regeneração natural, sistemas regenerativos e regeneração sistêmica. Um convite à participação apropriada e à regeneração da vida, do espírito e do significado das nossas comunidades e territórios.

Foto: Marek Okon

Princípios da regeneração

Um aprofundamento no pensamento e na prática regenerativa através dos princípios de funcionamento dos sistemas vivos que se desdobram em diretrizes de design para a regeneração. Esses princípios tecem o entendimento de base que informa decisões, agendas e práticas regenerativas e são conceitos-chave para trabalhar com a regeneração enquanto paradigma ou para catalisar a capacidade regenerativa de um sistema.

Foto: Robert Bye

Atributos da liderança regenerativa

Este curso trabalha a regeneração no contexto do desenvolvimento interior que ocorre enquanto participamos do mundo — é sobre o trabalho interno do agente de mudança. Ele nos ajuda a construir capacidades para trabalhar regenerativamente na dimensão subjetiva, intersubjetiva e sistêmica a partir do desenvolvimento de três atributos pessoais e do envolvimento com cinco dimensões de trabalho.

Foto: Juliana Diniz

Pensamento sistêmico orientado à prática regenerativa

Uma introdução às bases do pensamento sistêmico e às implicações teóricas e práticas dessa forma de lidar com fenômenos complexos. Conecta o pensamento sistêmico à regeneração na medida em que se vale de investigações sistêmicas para compreender territórios e, assim, desenhar intervenções locais adequadas de forma a catalisar processos regenerativos com efeitos sistêmicos.

Foto: Marco Bello

Decolonialidade

Um curso denso e detalhado sobre o paradigma decolonial a partir de perspectivas latino-americanas construído a partir das noções de colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza. Além da fundamentação teórica, apresenta projetos decoloniais baseados no protagonismo de pessoas e comunidades, cujas identidades foram subalternizadas, em apresentar saídas para o colapso da modernidade.

Biblioteca e recursos

Nós alimentamos uma biblioteca das referências que fundamentam o pensamento e a prática regenerativa.

Você tem acesso a uma bibliografia atualizada que inclui livros, artigos, ensaios e vídeos relacionados à fenomenologia, pensamento ecológico, ecofilosofia e ecologia profunda, pensamento sistêmico, sistemas vivos, complexidade, desenvolvimento e design regenerativo, facilitação de processos, decolonialodade e outras abordagens relacionadas à relação natureza e cultura.

A síntese dos quadros conceituais e as fichas de práticas que acompanham os conteúdos dos cursos estão reúnidos em uma seção que pode ser usada como uma coleção de instrumentos úteis na sua prática pessoal e profissional.

Perguntas e respostas

Entre para a comunidade

R$88 / mês