CÍRCULO REGENERATIVO

Comunidade, autodesenvolvimento e regeneração

O Círculo Regenerativo é uma comunidade de prática online para que pessoas comprometidas com a saúde planetária possam se alfabetizar no paradigma regenerativo e se conectar a uma rede de agentes de transformação.

É um espaço de aprendizagem auto-dirigida para desenvolvermos potenciais subutilizados e uma rede de apoio mútuo onde os paradigmas emergentes são vividos de maneira inspiradora, dialógica e sóbria.

A comunidade está aberta e você pode entrar a qualquer momento.

Trilhas de aprendizagem

Workshops

Encontros generativos

Fórum

Práticas

Quadros conceituais

 

Autotransformação a serviço da transformação sistêmica

Uma das intenções do praticante regenerativo é a de “tornar-se um atualizador de sistemas” —  engajar o trabalho de desenvolvimento pessoal a serviço da transformação sistêmica.

Esse princípio nos orienta na busca por uma participação apropriada em nossos contextos e traz importantes insights sobre onde buscar sentido e propósito.

O autodesenvolvimento a serviço da transformação de sistemas é traduzido no esforço de uma pessoa em realizar o potencial do seu Eu para criar e manifestar benefícios através de sua atuação em sua comunidade, território, organização etc.

Ser um agente de transformação sistêmica implica investigar profundamente como funcionam os sistemas de suporte à vida no lugar em que se vive, descobrir o seu papel gerador de valor nesse lugar e nutrir a capacidade de evolução contínua do seu entorno. Trata-se de se colocar como um administrador da evolução do meio ao qual pertence.

Reciprocamente, o entorno oferece um amplo contexto para a expressão do nosso potencial único e oferece a guiança que informa como nós devemos nos desenvolver em direção à realização do nosso potencial.

Em síntese, para promover transformações sistêmicas precisamos tomar total responsabilidade por nosso papel em um dado lugar.

E como nós podemos fazer isso? Desenvolvendo competências pessoais para trabalhar em contextos sociais, construindo capacidades em nós mesmos e nos outros, sustentando presença e atenção de qualidade em momentos desconfortáveis, praticando a auto-reflexão que possibilita a superação de padrões inapropriados de pensamento e comportamento etc.

Trata-se de redesenhar quem somos e como nos colocamos nas interações cotidianas observando a nós mesmos e administrando o nosso estado e participação para servir melhor à causa que cuidamos.

 

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”
— Eduardo Galeano

Desenvolvimento de capacidades

O Círculo Regenerativo serve ao desenvolvimento harmônico de três naturezas distintas de capacidades humanas — aquelas associadas à inteligência, à senciência e à agência pessoal.

Senciência diz respeito à percepção ampliada do entorno e à autopercepção consciente. É sobre perceber e sentir o mundo — inclusive o mundo interno próprio e o mundo interno de outras pessoas — com os sentidos físicos e sutis. Inclui qualidades como atenção plena e calma interior, escuta profunda e observação desapressada, sensibilidade e cuidado, empatia e compaixão.

Inteligência diz respeito ao entendimento do mundo, isto é, ao processamento de dados sensoriais que informa a ação. Inclui capacidades como pensamento crítico, pensamento sistêmico, abstração, discernimento, clareza, metodologias de design etc.

Agência diz respeito à habilidade de agir no mundo de forma deliberada, autêntica e íntegra. Inclui atributos como individualidade bem resolvida, vontade, determinação, responsabilidade, disciplina, autocontrole, resiliência etc.

Essas três capacidades — senciência, inteligência e agência — correspondem, respectivamente, aos atributos da alma humana — sentir, pensar e querer/agir — tal como sugerido pela Antroposofia. O sentir nos permite vivenciar novas habilidades, o pensar descobrir novos conceitos e o querer/agir desenvolver novas capacidades.

Como vamos trabalhar essas capacidades?

A senciência e o sentir serão desenvolvidos através de processos vivenciais, conectivos e transformativos, em encontros síncronos e workshops.

A inteligência e o pensar serão trabalhados com a alfabetização em vocabulários teórico-conceituais veiculados pelas trilhas de aprendizagem e pela biblioteca de práticas, quadros conceituais e livros.

A agência e o querer/agir serão estimulados através, além da aprendizagem autodirigida, da experimentação de metodologias capacitantes e realização de práticas específicas para o autodesenvolvimento.

Três linhas de trabalho

Enquanto seres relacionais o aprimoramento pessoal só é possível através do relacionamento com outros seres (humanos e não-humanos) e com o lugar a que pertencemos.

Assim além de trabalharmos senciência, inteligência e agência damos contexto e vivacidade ao processo de autodesenvolvimento através das três linhas de trabalho.

 

PRIMEIRA LINHA DE TRABALHO
O Trabalho de desenvolver a si mesmo

SEGUNDA LINHA DE TRABALHO
O trabalho de desenvolver as capacidades coletivas

TERCEIRA LINHA DE TRABALHO
O trabalho que está servindo a evolução de um sistema integral

 

“Tornar-se um praticante regenerativo requer tanto o desenvolvimento das capacidades e potenciais de si mesmo e do seu time quanto o desenvolvimento destas qualidades em projetos e comunidades.”
— Regenesis

Estrutura da comunidade

A cada ciclo de dois meses, lançamos uma trilha de aprendizagem (curso online), vivenciamos um workshop e nos nutrimos em encontros generativos.

Trilhas de aprendizagem

Queremos compartilhar ideias e soluções sofisticadas que te ajudarão a ter uma visão clara e ampliada das possibilidades que emergem a partir do paradigma regenerativo.

A cada ciclo abrimos uma nova trilha de aprendizagem. As trilhas são cursos exclusivos que vão construir as bases teóricas e aprofundar seu entendimento sobre diferentes ciências e abordagens que informam o universo da regeneração.

Em fevereiro lançaremos a trilha Introdução ao paradigma regenerativo e em abril a trilha Atributos do praticante regenerativo.

Workshop

A cada ciclo conduzimos um workshop online para concebermos e experienciarmos um tema específico relacionados à visão de mundo emergente, ao paradigma regenerativo e às ciências holísticas.

Cada workshop possui um formato próprio e é desenhado para tornar seu caminho de aprendizagem experiencial e vivo.

Aprender em comunidade

Encontros generativos

O Círculo Regenerativo reúne pessoas que se preocupam genuinamente com o bem estar umas das outras.

Através dos encontros generativos criamos condições para que trocas significativas e contribuições espontâneas possam acontecer entre os membros da comunidade.

Este é um espaço livre e emergente que acolhe e trabalha os interesses da comunidade.

Fórum

O fórum é o coração da comunidade. É o espaço de trocas entusiasmadas, reflexões dialógicas e apoio mútuo.

Aqui você se juntará e contribuirá com uma rede de agentes de transformação que estão trabalhando juntos para co-evoluírem e contribuírem para a evolução de suas comunidades.

Biblioteca de recursos

Práticas

O desdobrar evolutivo da vida humana implica estarmos envolvidos em atividades transformativas que asseguram um caminho de aprimoramento.

O conjunto de práticas com que nós trabalhamos é o que move a comunidade. Dedicamos uma seção completa para apresentarmos e exercitarmos diferentes práticas associadas às trilhas de aprendizagem.

Quadros conceituais

Os quadros conceituais e modelos mentais tem um altíssimo poder organizativo e capacitante porque orientam o processamento de informação e estruturam o pensamento.

A alfabetização em quadros conceituais nos capacita para pensar e agir no mundo de forma coerente com o paradigma emergente fundamentado na inteligência da vida.

Na comunidade, há uma coletânea apresentando e explicando quadros conceituais  que estão no coração de ciências de base sistêmica, holística e evolutiva.

Livros

Um livro contempla um amplo processo de investigação, constrói uma tese e inspira a ação. Os livros estabelecem relacionamentos entre os leitores e os autores e suas ideias.

O ritmo de vida das grandes cidades, a diversidade de conteúdo digital e o intenso uso de mídias de informação rápida podem nos afastar da qualidade de aprendizado que os livros, os artigos e o pensamento elaborado nos oferece.

Nós disponibilizamos no Círculo resenhas autorais dos livros mais essenciais para a aproximação ao paradigma regenerativo.

Perguntas e respostas

Você terá uma subscrição ativa e será convidado por email a cadastrar-se na plataforma.

Cadastro feito, você poderá acessar a área de membros onde você será acolhido e apresentado à comunidade.

Preferencialmente via fatura recorrente no cartão de crédito. Prefere fazer um PIX? No plano semestral e anual é possível. Nos envie um email aqui.

Na sua área de membros existe um link "Gerenciar assinatura" onde você pode desativar a renovação automática com um clique.

Juliana Diniz é cientista social com ênfase em antropologia, educadora, consultora e acompanhante terapêutica de base antroposófica. Fundamentada na fenomenologia, antroposofia, ecologia profunda e pensamento sistêmico, alinha o desenvolvimento humano com o paradigma regenerativo.

Felipe Tavares é educador e consultor em desenvolvimento regenerativo, agroecologista e engenheiro ambiental. Fundamentado na visão sistêmica da vida e no pensamento regenerativo, trabalha para a evolução da sustentabilidade rumo a uma integração com a inteligência dos sistemas vivos.

Entre para a comunidade

Faça deste o seu espaço de aprimoramento pessoal e prática regenerativa.

R$88 / mês

Ainda não é o momento ou não tem certeza se a comunidade é para você?
Assine a lista de email para nos mantermos próximos.