Podcast: A teoria de mudança do desenvolvimento regenerativo

Esse episódio é uma aula onde o Felipe Tavares apresenta a linhagem do desenvolvimento regenerativo, os princípios da regeneração na sua aplicação em projetos e o estudo de caso do Instituto Ecos na Educação que atua na Serra da Canastra. Nesse estudo de caso os princípios da regeneração foram usados como diretrizes de design para apoiar um processo de redescoberta de propósito do Ecos.

O Felipe narra a teoria de mudança do desenvolvimento regenerativo e esclarece várias questões sobre a aplicação dos princípios da regeneração em projetos de base territorial, deixando claro o que o desenvolvimento regenerativo é capaz ou não de fazer pelos projetos e seus lugares e o tipo de mudança que podemos esperar do nosso envolvimento com essa abordagem.

O desenvolvimento regenerativo não é uma abordagem milagrosa que garante o sucesso dos projetos, nem a solução para os problemas que enfrentamos ao empreender, trabalhar com comunidades ou gestão de pessoas e projetos. Mas possibilita a renovação do nosso olhar e a liberação do nosso potencial criativo. Isso acontece porque transcendemos um modo de pensar mecânico e técnico e passamos a pensar de uma maneira mais dinâmica, evolutiva, viva. Alinhamos o nosso modo de ver e pensar o mundo com a natureza das coisas, com o modo dinâmico e complexo como elas realmente funcionam. E isso é poderoso.

Confira os tópicos abordados:

A linhagem do desenvolvimento regenerativo

  • Charles Krone, Carol Sanford e Grupo Regenesis

Princípios da regeneração

  • Projetos e lugares como sistemas integrais: Enxergando os sistemas nas suas relações e fluxos de evolução
  • Projetos e lugares como sistemas aninhados: Que lugar é esse de que o meu projeto faz parte? Quem é ele? Qual a sua personalidade?
  • Potencial local: Encontrando perspectivas de desenvolvimento de dentro para fora
  • Papel regenerativo do projeto: Revelando oportunidades para uma contribuição autêntica do projeto ao seu lugar

Estudo de caso: Instituto Ecos na Educação na Serra da Canastra

  • Aplicação dos princípios da regeneração a projetos de base territorial
  • Conhecendo a essência do projeto
  • Definindo o todo próximo (lugar) e o todo maior do projeto
  • Revelando a essência do lugar e o potencial local: Combinando perspectivas ecológicas e histórico-culturais

O poder de uma abordagem holística e participativa

  • Avaliando possibilidades de contribuição e descobrindo novos papéis para os projetos nos seus lugares
  • Trabalhando na perspectiva de redes
  • Buscando uma direção de desenvolvimento capaz de agregar diferentes atores
  • Causas e condições para o sucesso dos projetos
  • Ampliação do olhar à gestão de projetos

“O desenvolvimento regenerativo é uma metodologia que transforma a nossa visão sobre o que é possível fazer em termos de gestão de projetos. Ele enriquece muito a conversa e traz genuinidade para os projetos porque quando vamos para a fonte que é o próprio lugar, as pessoas, o território, acabamos encontrando algo genuíno.

Isso é diferente das abordagens em que acabamos levando mais as coisas. Temos um vício em querer levar as soluções acreditando que temos as respostas. Seja na mesa de projetos, seja em campo com a comunidade, sempre queremos levar. E temos uma dificuldade muito grande em escutar.

O desenvolvimento regenerativo nos ajuda a escutar, a participar, a criar uma visão desenvolvimental, a pensar em termos de evolução, a não pensar em termos de coisas e resolução de problemas pontuais, mas em processos de desenvolvimento. Ele nos ajuda a construir um pensamento de longo prazo. Deixamos de ser tão imediatistas.

Um efeito interessante é que passamos a identificar algumas atividades que sabemos que não vale o gasto energético porque são atividades pontuais, descontextualizadas, que não participam de um processo maior de desenvolvimento.”


Conheça a Capacitação em Desenvolvimento Regenerativo, um curso intensivo de alfabetização na visão de um mundo vivo transferida para o planejamento estratégico. Uma oportunidade transformadora para ampliar suas perspectivas e liberar seu potencial criativo. É a nossa melhor oferta para pessoas que buscam a motivação e os meios para gerar impacto socioambiental positivo.

Posted by Juliana Diniz

Através da conciliação entre desenvolvimento humano e social e a inteligência dos sistemas vivos, facilito processos de aprendizagem e transformação pessoal e coletiva que promovam a saúde planetária e protejam a memória biocultural da Terra.

Deixe um comentário