Desenvolvimento como princípio da vida

Coevolução newsletter #4

O conceito de desenvolvimento elaborado no âmbito da visão sistêmica da vida que informa o paradigma regenerativo é particular.

Neste email apresento o que significa desenvolvimento em um sistema vivo.

Sistemas vivos são onipresentes. Eles não se restringem a organismos vivos ou sistemas naturais. Eles incluem sistemas complexos dinâmicos tais como paisagens, territórios, comunidades e organizações humanas e projetos diversos.

Com isso, quero dizer que você pode usar as reflexões abaixo para informar diretrizes de ação para o seu projeto ou comunidade.

Desenvolvimento é potencial realizado

Do francês antigo, desveloper significa desembrulhar, desempacotar, desvelar, retirar o invólucro ou revelar o significado ou o sentido de algo. Nesse sentido, desenvolver está relacionado a um processo contínuo e consciente de “retirar o manto” para revelar a verdadeira natureza das coisas.

Partindo desse entendimento, o Regenesis diz que desenvolvimento é sobre a capacidade de um sistema vivo viver integralmente a sua essência. Carol Sanford sugere uma definição semelhante ao dizer que desenvolvimento é o meio através do qual a essência de um sistema vivo se torna cada vez mais capaz de revelar e expressar a si mesma como potencial.

A essência de um sistema vivo pressupõe processos de desenvolvimento para ser manifestada em uma ordem superior de valor. Dessa forma, “retirar o manto” está relacionado à realização de potenciais singulares onde o desenvolvimento é fundamental para se chegar à realização desses potenciais.

O que se desenvolve em um sistema vivo é justamente as capacidades necessárias para a realização de potenciais de ordem superior de valor. Isso nos permite concluir em poucas palavras que desenvolvimento é potencial realizado.

Desenvolvimento em um enunciado

Todas essas definições estão contempladas no enunciado que diz que todos os sistemas vivos têm a capacidade e a direção de se desenvolver, isto é, de expressar mais de quem são e do que têm potencial para se tornar.

Desenvolver é construir capacidades

Podemos dizer que desenvolver significa cultivar condições e construir capacidades que favoreçam a emergência de um novo potencial.

As capacidades construídas movem o sistema para uma nova condição que lhe permitirá revelar mais da própria essência, gerar valor de ordem superior e buscar novos fins.

A construção de capacidades para a realização de potenciais singulares deve ser orientada pela direção de aumentar a vitalidade, viabilidade e capacidade para evolução em um sistema vivo.

Ou seja, as capacidades a serem construídas devem ajudá-lo a aumentar sua energia e vivacidade, sua habilidade de fazer trocas mutuamente benéficas e sua aptidão para atravessar mudanças.

Condições para um processo desenvolvimental

Em um mundo onde a saúde e resiliência dos sistemas naturais e das comunidades humanas está comprometida, é preciso que o desenvolvimento seja intencional e regular.

O desenvolvimento em pessoas e lugares ou projetos e organizações que não estão no pleno exercício de suas capacidades nunca é acidental, ocasional e fortuito.

Processos desenvolvimentais trabalham em parceria com o tempo e não contra ele. O tempo é indispensável para que um potencial percebido se torne um potencial realizado.

Reflexões

  • Todos os sistemas vivos têm a capacidade e a direção de se desenvolver, isto é, de expressar mais de quem são e do que têm potencial para se tornar.
  • Desenvolvimento é o meio através do qual a essência se torna cada vez mais capaz de expressar a si mesma como potencial.
  • Desenvolver significa cultivar condições e construir capacidades em direção ao aumento de vitalidade, viabilidade e capacidade para evolução do sistema.
  • Processos desenvolvimentais precisam ser desenhados intencionalmente e acontecer regularmente para a resiliência e prosperidade das atividades humanas.

 


Amplie suas capacidades para a transformação sistêmica

Coevolução é uma newsletter semanal para pessoas que acreditam ter um papel a desempenhar na construção de um mundo viável. Você receberá ideias e ferramentas sofisticadas para o desenvolvimento de capacidades orientadas pelo paradigma regenerativo. Assine aqui.

Posted by Juliana Diniz

Através da conciliação entre desenvolvimento humano e social e a inteligência dos sistemas vivos, facilito processos de aprendizagem e transformação pessoal e coletiva que promovam a saúde planetária e protejam a memória biocultural da Terra.

Deixe uma resposta