O que é
O Programa de Desenvolvimento do Profissional de Impacto é uma trilha formativa com oito workshops mensais que oferece estrutura, ritmo e comunidade para pessoas em busca de crescimento pessoal e do amadurecimento da sua prática profissional.
Apoiado em frameworks que traduzem princípios do mundo vivo em valores pessoais, premissas de trabalho e diretrizes de design, o programa guia os participantes na construção de capacidades essenciais para navegar cenários de incerteza e campos sociais de alta complexidade.
Cada workshop oferece ferramentas para você atuar de forma intencional e com mais confiança, a partir de um pensar esclarecido e inspirado, ampliando sua capacidade de contribuição nas comunidades, projetos e organizações de que faz parte.
R$88/mês
Para quem é
Este programa é especialmente adequado para:
- Profissionais de impacto, agentes de mudança, lideranças de projetos e comunidades;
- Gestores, empreendedores e profissionais que atuam no campo socioambiental;
- Facilitadores, consultores e educadores comprometidos com mudanças de paradigma e transformações sistêmicas;
- Pessoas em transição de carreira em busca de mais coerência entre trabalho e propósito;
- Qualquer pessoa que deseja se alfabetizar na linguagem do mundo vivo, construir novas capacidades e aprofundar sua capacidade de gerar valor.
O chamado
- Você gostaria de usar os desafios cotidianos como cenários de aprendizado, crescimento e transformação?
- Sente o chamado para desenvolver um pensamento mais vivo, uma inteligência mais sistêmica e uma atuação mais eficaz?
- Está buscando elevar o seu modo de pensar e agir? Quer encontrar inspiração em princípios da ecologia para tornar os ambientes menos áridos e as relações menos utilitaristas?
- Então este programa é para você.
Como funciona
-
Workshops mensais
-
Ao vivo e online
-
Frameworks dos sistemas vivos
-
Desafios reais como cenário de aplicação
-
Novos conceitos e ferramentas
-
Construção de capacidades
O ritmo mensal e a ausência de pré-requisitos permitem que os workshops se encaixem mesmo nas agenda mais atribuladas. Participando do programa, você sabe que terá um tempo e espaço de qualidade para se desenvolver a partir de situações concretas e cenários atuais que te desafiam pessoal ou profissionalmente.
O trabalho feito em cada workshop seguirá ressoando ao longo dos dias devido à profundidade das reflexões e da sua auto-implicação no aprendizado. Cada workshop é desenhado com início, meio e fim, mas acaba sendo um ponto de partida para um trabalho ao qual você poderá dar continuidade.
Você terá tempo para que os novos conceitos e ferramentas se transformem em novas capacidades e habilidades, experimentando e testando-os em diferentes contextos. Tudo isso se articula de uma maneira orgânica na experiência de forma a modelar progressivamente o seu olhar e comportamento. Ao fim do programa, os entendimentos adquiridos se transformarão em um novo modo de estar no mundo e em um novo estilo profissional.
Abordagem
O que podemos aprender com o modo como funcionam os fenômenos vivos? Quais princípios regem o seu processo de desenvolvimento? Como ler e intervir em processos de mudança? Como perceber e reverter quedas de vitalidade e tocar novos potenciais?
Os workshops estão apoiados em princípios e frameworks do que é chamado de living systems thinking e que foram incorporados na prática de décadas do grupo Regenesis e a Carol Sanford, precursores e líderes mundiais da abordagem regenerativa aplicada à gestão de projetos e ao desenvolvimento organizacional.
Alfabetizar-se nesses princípios contribui para a descolonização do nosso pensar, nos ajudando a superar hábitos e vieses que reproduzem a rigidez mecanicista e a estreiteza técnica. Eles nos ajudam a ver o mundo como vivo e a nele intervir com mais sabedoria, propiciando estruturas de pensamento que são mais apropriadas para atuar em realidades complexas e dinâmicas.
Programação
Módulo 1 – Fundamentos da prática regenerativa
Trabalhando percepção, comunicação e outras capacidades relacionais
Neste primeiro módulo, os participantes são convidados a cultivar um novo modo de se colocar no mundo: como recurso a serviço do desenvolvimento da vida. A partir de quatro workshops interligados, exploramos os fundamentos relacionais e perceptivos que sustentam a prática regenerativa — escuta profunda, sensibilidade aos campos sutis, consideração ativa pelo outro e qualidade nos diálogos.
O foco está em desenvolver a capacidade de perceber e trabalhar com o potencial genuíno e as oportunidades de desenvolvimento presente nas relações e sistemas sociais. Ao longo do módulo, os participantes aprendem a identificar e modular campos de energia, despertar a motivação e o engajamento das pessoas, estruturar diálogos com propósito e abertura para a transformação mútua, e refinar sua atuação como facilitadores de processos de desenvolvimento junto a clientes, parceiros, equipes e comunidades.
21 de agosto, quinta, 19h às 21h
Ser recurso (resourcing) é o princípio que guia a atuação do praticante regenerativo em qualquer contexto. Essa é a maneira como o Regenesis e a Carol Sanford qualificam a facilitação de processos, um prática transversal e onipresente nas nossas vidas.
A todo momento estamos diante da possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas e suas iniciativas, de sistemas naturais e até territórios. Em qualquer desses cenários, o praticante regenerativo atua considerando o potencial intrínseco, a história evolutiva e aquilo que quer emergir nos sistemas vivos com que se envolve.
Para tanto, precisa trabalhar rigorosamente sobre os seus pontos cegos e projeções pessoais. Precisa conter o impulso em aconselhar e, em vez disso, oferecer escuta qualificada e fazer perguntas que facilitem a auto-descoberta de novos potenciais por parte dos sistemas com que interage. Suas intervenções devem gerar a energia e direção necessárias para conduzir o sistema ao seu próximo estágio de desenvolvimento. A sua prática deve honrar a autonomia e devolver às pessoas a fonte do próprio conhecimento e capacidade de ação.
Neste workshop introdutório vamos fundamentar o trabalho regenerativo: Ouvir ativamente. Trazer um princípio ou framework dos sistemas vivos à mente. Procurar pela oportunidade de desenvolvimento. Se colocar a serviço da vida.
16 e 17 de setembro, terça e quarta, 19h às 20h30
O quão limitados somos pelo que deixamos de perceber? Qual o efeito dos campos de energia sobre nossas escolhas e experiências? Este é um workshop para trabalhar a importância de criar as condições energéticas adequadas para o desenvolvimento saudável de encontros, atividades e projetos.
Os campos de energia, formados por elementos materiais e imateriais, influenciam profundamente (mas sem que estejamos conscientes) nossas experiências, relações e tomada de decisão. Ao aprender a perceber e influir nos campos, podemos criar atmosferas favoráveis à resolução de conflitos e à concretização de objetivos.
Neste workshop você irá aprender como os campos de energia afetam o ambiente e as pessoas, a reconhecer o campo de energia de um lugar ou situação, a considerar as características dos campos de energia para desenhar experiências, sobre a relação entre campos de alta vitalidade e regeneração, e a modular um campo de cuidado que incentive o engajamento e a colaboração.
18 de outubro, sábado, 9h às 12h
Como contribuir para que pessoas, projetos, comunidades e territórios realizem seu potencial? Como sustentar o olhar para o potencial quando o sistema se desestabiliza e os problemas sequestram nossa atenção? Como impulsionar a motivação de parceiros, equipes, comunidades?
Consideração externa (external consideration) significa ajudar os sistemas vivos com que nos relacionamos a realizarem a contribuição única que eles são chamados a oferecer a partir do seu potencial inerente. Trata-se de trazer para o centro a motivação intrínseca das pessoas, tomando-a como o recurso mais precioso com que podemos contar para sustentar e regenerar relações.
Através do framework Ser/Função/Vontade, vamos aprender a trabalhar os aspectos mais significativos, e ocultos, que levam as pessoas a se engajarem ou não em uma relação ou processo coletivo, exercitando o senso de cuidado e o foco no potencial evolutivo que há nas pessoas e nas relações.
12 e 13 de novembro, quarta e quinta, 19h às 20h30
Você já sentiu que, mesmo ao se comunicar com clareza, a mensagem não alcançou o impacto desejado? Assumimos que comunicar é falar com objetividade e negligenciamos o fato de que toda mensagem passa pelos filtros pessoais de quem a recebe. Mas para que uma interação realmente gere conexão e entendimento, é preciso ir além da transferência de informação. Comunicar conscientemente é alinhar a intenção ao contexto e criar um espaço onde ideias possam ser compartilhadas e transformadas coletivamente.
Neste workshop, vamos explorar como transformar conversas em oportunidades de envolvimento genuíno e colaboração eficaz. Vamos trabalhar no alinhamento entre intenção e mensagem utilizando os 4 níveis de comunicação e praticaremos o método Comunicação à quinta potência que oferece um caminho para desenhar diálogos significativos.
Você terá a oportunidade de refletir sobre experiências passadas, identificar padrões de comunicação e planejar futuros diálogos. O objetivo é te ajudar a desenvolver habilidades comunicativas de modo a evoluir suas interações e gerar conexões mais autênticas fazendo com que cada encontro, espontâneo ou planejado, seja significativo e transformador para todos os envolvidos.
Módulo 2 – Projetos vivos e evolutivos desenhados estrategicamente
Construindo planos de ação para práticas efetivas e resilientes
Neste módulo, voltamos o olhar para os projetos e práticas dos participantes, oferecendo quadros conceituais e exercícios práticos para planejar, diagnosticar e catalisar processos de desenvolvimento. Os participantes constroem planos de ação fundamentados em uma visão sistêmica e de longo prazo para produzir impacto real e duradouro através da sua ação.
Exploramos o que sustenta ou compromete a relevância de um projeto ao longo do tempo, e como construir as capacidades necessárias para sua renovação contínua. Estruturamos e alinhamos diferentes tipos de objetivos e esforços de modo a integrar o aspecto funcional com o evolutivo. Mapeamos o ecossistema de cada projeto ou prática e desenhamos caminhos evolutivos viáveis, com estágios sucessionais bem definidos, construindo as condições para uma operação funcional e adaptativa e uma atuação com propósito vibrante.
Ao longo de dezembro, assíncrono
Conseguimos criar e manter uma coerência interna enquanto nos adaptamos a mudanças inevitáveis? E conciliar necessidades de curto, médio e longo prazo, tomando decisões no presente que apoiam visões de futuro? Quais buscas e valores são permanentes e essenciais? Quais escolhas e mudanças são contextuais? Como negociar interesses com sabedoria?
Com este workshop queremos apoiar sua busca por maior coerência entre o que pensa e valoriza e a maneira como vive o cotidiano e se posiciona na vida. A partir da filosofia de Yasuhiko Genku Kimura e de exercícios de autoexploração, vamos identificar valores essenciais, avaliar padrões herdados e fortalecer uma atitude de integridade e autodeterminação diante de desafios pessoais e profissionais.
No IDR mantemos a tradição de sempre ao fim do ano oferecer uma agenda que aproveite a energia de encerramento de ciclo para fazer análises retrospectivas e exercícios poderosos de auto-reflexão. Este workshop é um convite para que você finalize o ano se reconectando com a sua individualidade e inicie um novo ciclo com visão renovada sobre o que pretende criar e transformar.
Diante de tantos protocolos sociais e monopólios de poder, calibrar valores inegociáveis e aspirações internas é fundamental para sustentar um mínimo de soberania e autenticidade — capacidades fundamentais em qualquer sistema vivo e para nos desenvolvermos enquanto seres humanos livres.
17 de janeiro, sábado, 9h às 12h
Como sustentar a energia, relevância e desenvolvimento contínuo das nossas práticas e projetos? O que fazer quando as coisas se estagnam ou colapsam? Como reverter processos entrópicos que levam ao esgotamento de recursos e motivação? Como estabelecer dinâmicas de reciprocidade que nos possibilitem realizar nossa contribuição?
Este workshop apoia-se no framework Vitalidade-Viabilidade-Evolução que diz que todo sistema vivo, para prosperar e manter-se vivo ao longo do tempo, deve ser capaz de sustentar e ampliar sua vitalidade, viabilidade e capacidade de evolução.
Vamos trabalhar esse princípio de forma aplicada ao desenvolvimento de uma prática ou sistema relacionado à sua vida pessoal, carreira, projeto ou organização. Inicialmente vamos avaliar essa prática ou sistema, qualificando-os em relação ao seu nível de vitalidade, viabilidade e capacidade de evolução. Vamos mapear padrões para compreender o que confere e o que compromete essas capacidades. Por fim, definiremos estratégias e ações para construí-las com a intenção de manter vibrante, resiliente e relevante o que você está buscando desenvolver. Um convite para planejar a partir da vida e para a vida.
9 e 10 de fevereiro, segunda e terça, 19h às 20h30
Seus projetos operam com eficácia e eficiência? A sua prática é resiliente e adaptável? Tem sido reinventada diante de eventos disruptivos ou fases de estagnação? É satisfatória em termos do impacto que gera na sua vida e no entorno?
Sistemas vivos saudáveis estão constantemente ocupados em realizar quatro diferentes naturezas de trabalho: operar, manter, aprimorar e regenerar. Utilizando esse princípio, sintetizado no framework Níveis de Trabalho em Sistemas Vivos, aprendemos a trabalhar simultaneamente os aspectos funcionais e evolutivos de nossos projetos e práticas.
Neste workshop faremos um diagnóstico e planejamento estratégico de uma prática ou projeto que você queria aprimorar. Você irá identificar pontos fortes e fragilidades, e traçar objetivos concretos para: a) operar com mais eficiência em suas atividades; b) construir resiliência, lidando melhor com mudanças de cenário e incertezas; c) buscar as inovações que irão elevar o valor que você busca gerar; d) realizar potenciais mais elevados, ampliando sua contribuição no contexto maior de que faz parte. Ao fim do workshop, você terá um plano de ação sistêmico com objetivos claros e multiníveis para cuidar daquilo que é mais relevante no seu momento atual.
19 e 21 de março, quinta das 19h às 20h30 e sábado das 9h às 12h
Quem eu preciso envolver no meu projeto? Quais recursos e capacidades precisam estar presentes para que ele possa evoluir? Como devo articular atores e capitais para criar as condições para a realização de um novo potencial?
Uma das referências deste workshop é a sucessão natural que acontece em sistemas naturais. A evolução dirigida pela sucessão natural em uma floresta apresenta padrões que nos ajudam a estruturar de forma holística e evolutiva o planejamento estratégico de projetos e organizações.
Neste workshop você compreenderá a natureza da rede ou ecossistema em que está inserido e irá projetar um processo de desenvolvimento para o seu projeto a partir dos princípios da sucessão natural, identificando quais atores, recursos e capacidades devem ser trabalhados em diferentes estágio sucessional de modo que sejam criadas as condições para a resiliência e longevidade do seu projeto.
Formato e funcionamento
- Formato: online e ao vivo (via zoom)
- Frequência: 1 workshop por mês (de agosto a março)
- Duração dos encontros: 3 horas, distribuídas em 1 ou 2 dias
- Gravações e materiais disponíveis na plataforma
- Acesso: pela comunidade online do Círculo Regenerativo
Como participar
Não há pré-requisitos para participar. Basta o desejo sincero de atuar de forma mais intencional e o compromisso, durante um momento do mês, com o aprimoramento da sua prática.
- Assinatura mensal no valor de R$88
- Sem fidelidade — entre e saia quando quiser
- Acesso a todos os workshops, gravações e materiais da plataforma
- Espaço de troca entre os participantes
Qual a aposta
O Círculo Regenerativo é um espaço para te ajudar a pausar e discernir, estabelecer os objetivos e construir as capacidades que te levarão a realizar uma contribuição mais significativa.
Todos os workshops do Programa vêm sendo realizados e aprimorados ao longo dos cinco anos de atividade do Círculo. Os participantes relatam que ao participar dos workshops a sua ação começa a nascer de um lugar de mais estabilidade e confiança, gerando resultados mais satisfatórios e gratificantes.
“Quanto mais fazemos essas pausas e avaliamos por onde estamos seguindo, menor é o esforço para ajustar a direção ou recalcular rotas.” — Fabíola Colle
“Ali podemos avaliar e decidir quem queremos ser, para que na lida do cotidiano estejamos preparados para consumar esse nosso processo de desenvolvimento e fazer a transformação em tempo real.” — Alex dos Santos
Quem facilita

Juliana Diniz
Cientista social e antropóloga com diferentes certificados em ciências holísticas e pensamento ecológico, como Antroposofia e Ecologia Profunda. Atua no campo socioambiental e da justiça social junto a povos e comunidades tradicionais. Como consultora, apoia projetos de impacto na realização de um papel regenerativo nos seus territórios.

Felipe Tavares
Engenheiro ambiental, agroecologista e consultor em desenvolvimento regenerativo. Auxilia projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial ao buscarem a sua participação apropriada no local em que estão inseridas. Autor do livro O Chamado para a Liderança Regenerativa (2019, Editora Bambual).
Juliana e Felipe são os fundadores do Instituto de Desenvolvimento Regenerativo através do qual apoiam, desde 2018, o desenvolvimento de pessoas, projetos e organizações através de uma metodologia de trabalho que integra pensamento crítico, práticas transformadoras e compromisso com a inteligência que rege a evolução dos sistemas vivos.