Capacitação em Desenvolvimento Regenerativo
Planejamento estratégico para a transformação sistêmica
Inscreva-se agora e faça no seu tempo
ou espere a próxima turma em Março de 2025
O Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR) — desenvolvido pelo grupo Regenesis há mais três décadas — é uma metodologia de vanguarda para a concepção e o planejamento estratégico de projetos e organizações.
O fato desta abordagem ser gestada a partir de ciências holísticas e princípios da evolução em sistemas vivos faz dela um antídoto ao desenvolvimentismo homogeneizante produzido pelos negócios convencionais como efeito da mentalidade utilitarista, reducionista e colonial a partir da qual costumam ser pensados.
Por ser uma metodologia em que o pensamento ecológico é transferido para a mesa de projetos através de um conjunto de frameworks, o DDR promove nas pessoas que o aplicam uma mudança de paradigma e ressignificação da sua atuação profissional e ajuda os projetos e as organizações a desempenharem um papel regenerativo nos lugares em que atuam.
Sabemos que boas intenções não bastam. Precisamos urgentemente de novas perspectivas de desenvolvimento. Este curso é a nossa melhor oferta para que pessoas e iniciativas comprometidas com o impacto socioambiental positivo possam fazer contribuições genuínas e efetivas nos seus ecossistemas de atuação.
Projetos convencionais
- Orientado pelo pensamento reducionista;
- Abordagem centrada no projeto;
- Foco na resolução de problemas;
- Objetivo de minimizar danos;
- Efeito homogeneizante;
- Caráter prescritivo.
Projetos regenerativos
- Orientado pelo pensamento sistêmico;
- Abordagem centrada no lugar;
- Foco na realização do potencial;
- Objetivo de criar condições para a evolução;
- Promove a singularidade dos projetos e lugares;
- Caráter participativo.
Como funciona
Assinatura mensal
Cancele a sua subscrição a qualquer momento
Aulas quinzenais
9 encontros, sempre às quartas-feiras das 19h às 21h
Gravação das aulas
Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas
Aplicado a projetos
Use um caso concreto como cenário para aplicação
Plataforma online
Interaja com o material e os participantes através da plataforma
Comunidade online
Você fará parte do Círculo Regenerativo e terá acesso a todas as atividades da comunidade
Depoimentos
Você aprenderá
- Noções básicas do pensamento sistêmico;
- Princípios da regeneração;
- A criar um entendimento holístico do território;
- A identificar um papel regenerativo para os projetos e as organizações;
- A conduzir equipes em torno de uma direção regenerativa;
- A desenhar uma estratégia para o desenvolvimento local.
Resultado
Ao fim, você terá clareza sobre o funcionamento da metodologia do DDR e terá aprendido como envolver clientes e colegas de trabalho em torno de um potencial regenerativo e uma direção evolutiva para os projetos e seus entornos.
Você desenvolverá a habilidade de usar quadros conceituais sistêmicos e dinâmicos e outras ferramentas para avaliar cenários e tomar decisões de forma esclarecida, entregando maior valor através da sua prática.
Você será capaz de desenhar processos que te mantém crescendo pessoalmente e profissionalmente ao aprender a lidar com a complexidade enquanto trabalha na construção de padrões de saúde, resiliência e prosperidade genuína nas equipes, comunidades e localidades com que se envolve.
É para mim?
A capacitação te beneficiará se você:
- Deseja aprimorar a sua contribuição em projetos, organizações ou comunidades;
- Está disposto a refletir profundamente sobre os modelos mentais que informam a sua atuação;
- Acredita que o modelo mecanicista de gestão é limitado e que a abordagem sistêmica pode aumentar o potencial das pessoas e dos projetos;
- Acredita que a criatividade e a inovação estão associadas a um pensamento vivo e à auto-reflexão.
- Busca uma abordagem inteligente e elegante para enriquecer o seu repertório de conhecimentos aplicáveis aos campos do planejamento, gestão e design.
Ementa
Conheça o trabalho que faremos em cada um dos módulos da capacitação:
1 Abertura e adoção do projeto
Oferece uma visão geral da metodologia do DDR, apresenta o cronograma, instrui sobre como melhor aproveitar a capacitação e sobre como escolher um bom projeto como cenário de aplicação das ideias a serem trabalhadas.
2 Pensamento regenerativo
Trabalha no aprimoramento da qualidade do pensar ao apresentar os princípios da regeneração e as bases para se estabelecer um fundamento holístico para o pensamento e a prática.
3 Conhecendo a estrutura do DDR
Conhecemos e começamos a aplicar o quadro conceitual que é considerado a espinha dorsal do pensamento regenerativo e o fio condutor da concepção e gestão de projetos a partir da estrutura do DDR.
4 O lugar como um sistema vivo
Aprendemos a ver os lugares como sistemas vivos, construindo o entendimento que possibilita aos projetos trabalharem de forma sistêmica. Aprendemos a identificar fronteiras e padrões de relacionamentos que nos ajudarão a compreender os lugares dos projetos e organizações.
5 Trabalhando com o potencial local
Aprendemos o que significa ser um projeto place-sourced que toma o potencial local como o fundamento de suas atividades, e como podemos encontrar um papel regenerativo para os projetos de forma que eles possam contribuir de forma singular para a realização do potencial dos seus lugares.
6 Construindo capacidades regenerativas
Trabalhamos na definição de objetivos capazes de criar condições para a resiliência e evolução dos projetos e dos seus lugares. Aprofundamos nas diretrizes do DDR que nos ajudam a estabelecer objetivos evolutivos e desenvolvimentais.
7 Vocação do lugar como direção coletiva
Aprendemos a identificar a vocação dos lugares que dá às comunidades um senso de identidade e propósito, e fornece a direção geral a partir da qual o papel do projeto assume um sentido e significado de ordem superior.
8 Catalisando redes de cooperação local
As redes de cooperação local são o instrumento que os projetos regenerativos utilizam para realizarem mudanças sistêmicas uma vez que o trabalho em escala territorial acontece através da articulação em rede. Trabalhamos o raciocínio e as estratégias associados a essa premissa.
9 Do aprendizado à transformação
Depois de aprofundar nos projetos e seus lugares conhecendo e aplicando as ferramentas do DDR, consolidamos o aprendizado através de atividades que nos levam a sintetizar nossos principais insights a respeito do projeto escolhido como cenário de aplicação e da mudança de olhar que vivenciamos durante a capacitação.
Facilitadores
Juliana Diniz e Felipe Tavares são cofundadores do IDR onde auxiliam pessoas, projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial a partir do pensamento regenerativo.
Juliana Diniz
Cientista social/antropóloga com formação e experiência nas áreas de educação, sustentabilidade e agroecologia. Atualmente pesquisa sobre socioambientalismo e etnodesenvolvimento, e atua como consultora na gestão e execução de projetos socioambientais. Através do IDR, apoia pessoas no desenvolvimento de um pensamento vivo e projetos e organizações na realização de um papel regenerativo nos territórios e economias locais.
Felipe Tavares
Engenheiro ambiental, agroecologista e consultor em desenvolvimento regenerativo. Auxilia projetos e organizações a realizarem o seu maior potencial ao buscarem a sua participação apropriada no local em que estão inseridas. Autor do livro O Chamado para a Liderança Regenerativa (2019, Editora Bambual).